DESTAQUE BARRA LEGAL

Home > DESTAQUE BARRA LEGAL > Prefeitura do Rio inaugura três primeiras placas do Patrimônio Cultural Carioca do Circuito da Diversidade

Prefeitura do Rio inaugura três primeiras placas do Patrimônio Cultural Carioca do Circuito da Diversidade

O Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, comemorado nesta segunda-feira (28/06), será marcado no Rio de Janeiro pela inauguração das três primeiras placas do Patrimônio Cultural Carioca do Circuito da Diversidade. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura em parceria com a Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

As placas ficam no Cabaret Casanova (Avenida Mem de Sá 25, Centro), palco de apresentações de artistas emblemáticos como Madame Satã; Largo da Carioca (endereço do extinto jornal “A Pátria”), em homenagem a João do Rio, jornalista, cronista, contista e teatrólogo que completa seu centenário de morte este ano; e no Parque do Flamengo (em frente à Rua Dois de Dezembro), em referência a Lota de Macedo Soares, onde haverá a cerimônia de lançamento nesta segunda.

Além do lançamento do Circuito, o Dia do Orgulho LGBTI+ será celebrado em um seminário promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, em parceria com a Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual. O debate “Stonewall carioca: avanços, resistências e história da cidadania LGBTI+ no Brasil a partir do Rio de Janeiro” será transmitido pelo YouTube da OAB/RJ, a partir das 10 horas, e discutirá o reconhecimento dos direitos civis dos cidadãos LGBTI+ brasileiros nas últimas duas décadas, a partir do pioneirismo carioca na criação de legislações de combate à discriminação e na luta por direitos constitucionais da população LGBTI+.

Entre os participantes confirmados estão Raquel Castro, presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da OAB; Rodrigo Pacheco, Defensor Geral da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, e Henrique Rabello, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de gênero da OAB-RJ.

A agenda do dia do Orgulho LGBTI+ se encerra com uma sessão solene promovida pela Câmara dos Vereadores,  com transmissão ao vivo pela TV Câmara, a partir das 16h. Na cerimônia, serão homenageados ativistas do movimento LGBTI+ carioca.

Comemorado há mais de 50 anos, o Dia do Orgulho LGBTI+ marca um dos episódios mais marcantes na luta dessa população por seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn, em Nova York, em 1969. O estopim da revolta foi uma série de invasões a bares frequentados por pessoas LGBTI+. A data foi conquistada por meio de muita luta e insistência de personagens como as ativistas transexuais Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera.