A deputada estadual Sarah Poncio (SDD) subiu a Serra no sábado, dia (10/5), para lançar o programa de manejo populacional de cães e gatos em Teresópolis.
A moça, que aos 27 anos é a parlamentar mais jovem da Alerj, é madrinha da ação, que começou pelo bairro do Caleme. A proposta é cadastrar os bichinhos para castração, microchipagem e inclusão no banco de dados do município.
O projeto também mira mais alto: quer preparar a cidade para aderir ao PróPatinhas, programa do Ministério do Meio Ambiente. Tudo alinhado com a Lei Federal nº 14.792, que trata da chamada “saúde única” — aquela que considera o bem-estar humano, animal e ambiental como parte do mesmo pacote.
A ação envolve as secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, inclui campanhas de guarda responsável e mapeia áreas críticas para atuação.
“Esse programa é uma resposta concreta a uma demanda silenciosa, mas urgente. Cuidar dos nossos animais é também cuidar da nossa saúde e da dignidade das nossas cidades. Hoje, Teresópolis dá um passo à frente ao unir tecnologia, responsabilidade e amor em uma política pública séria, que merece ser levada a todos os municípios do nosso estado. É uma honra acompanhar esse início e reforçar: onde houver causa justa, estaremos presentes” — disse Sarah.
Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Alerj, Sarah participou do cadastramento simbólico dos primeiros animais e já articula para que o modelo adotado em Teresópolis seja replicado em outros municípios fluminenses.