DESTAQUE DA INTERNET

Home > DESTAQUE DA INTERNET > Fundación MAPFRE celebra representatividade brasileira com homenagem ao maestro João Carlos Martins na Espanha

Fundación MAPFRE celebra representatividade brasileira com homenagem ao maestro João Carlos Martins na Espanha

Premiação reconhece personalidades e instituições comprometidas com a transformação e o bem-estar social

Créditos: divulgação Fundación MAPFRE

O maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins recebeu das mãos de Sua Majestade a Rainha Emérita Sofía da Espanha, nesta quarta-feira (08), o Prêmio José Manuel Martínez Martínez — Por Toda uma Vida Profissional, durante cerimônia promovida pela Fundación MAPFRE no Casino de Madrid.

O evento, que neste ano marca o 50º aniversário da Fundación MAPFRE, reconhece personalidades e instituições que se destacam pelo talento, compromisso e impacto social em suas trajetórias. Também foram premiadas a Confederação Internacional da Sociedade de San Vicente de Paúl, o projeto 100 Mil Pisos para Jugar, e o economista Alejandro Izuzquiza, por sua contribuição ao setor segurador espanhol.

O maestro João Carlos Martins, aos 85 anos, foi reconhecido por uma carreira artística extraordinária e uma dedicação inabalável à música e à educação. Um dos grandes intérpretes contemporâneos de Bach, gravou a obra completa para teclado do compositor e apresentou-se com as principais orquestras do mundo. Sua trajetória é marcada pela superação de desafios físicos, após doenças e lesões que o afastaram do piano por mais de duas décadas — período em que se reinventou como maestro e educador musical.

Em seu discurso de agradecimento, o artista recordou o início de sua ligação com a Espanha, em 1958, quando participou do Festival Pablo Casals, e destacou a emoção ao ser homenageado na cerimônia. “Receber este prêmio é uma emoção indescritível. Sinto-me renovado e inspirado a continuar minha jornada, agora como educador, para que a música siga sendo um instrumento de esperança e inclusão.”

Créditos: divulgação Fundación MAPFRE

Durante o evento, o presidente da Fundación MAPFRE, Antonio Huertas, destacou o papel dos premiados como referências de humanidade. “Hoje, mais do que nunca, precisamos de pessoas e instituições que pensem e trabalhem para mudar o que não vai bem. Comemoramos cinco décadas de compromisso social, ajudando onde outros não chegam, sempre com o olhar voltado para os mais vulneráveis.”

Para Felipe Nascimento, representante da Fundación MAPFRE no Brasil, há trajetórias que ultrapassam o talento e se transformam em patrimônio cultural – e a do maestro e pianista João Carlos Martins é, sem dúvidas, uma delas. “João Carlos Martins é um brasileiro cuja vida e obra não se restringem à música e à cultura, mas também inspiram esperança, coragem, determinação e transformação em todos que têm contato com sua história”.

Para Fátima Lima, também representante da Fundación MAPFRE no Brasil, o reconhecimento reflete o protagonismo cultural e social do país no cenário internacional. “Ver o maestro João Carlos Martins ser homenageado e receber um prêmio pelas mãos da Rainha Emérita Sofía é muito simbólico e também um motivo de orgulho. Sua trajetória traduz o propósito da Fundación MAPFRE: inspirar mudanças reais e humanas, valorizando quem faz da arte e do compromisso social um caminho para transformar vidas.”

A entrega dos Prêmios Sociais Fundación MAPFRE 2025 reforça o papel da instituição como ponte entre culturas e propósitos, promovendo iniciativas globais que unem arte, solidariedade e compromisso social — valores que sustentam sua atuação há meio século em prol de um mundo mais justo e humano.

Sobre a Fundación MAPFRE

A Fundación MAPFRE celebra, em 2025, seus 50 anos como uma instituição sem fins lucrativos dedicada a promover iniciativas com impacto social. Suas ações estão concentradas em cinco áreas estratégicas: Prevenção e Segurança Viária, Promoção da Saúde, Seguro e Previdência Social, Ação Social e Cultura, sempre com o objetivo de fortalecer o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. Com sede na Espanha e atuação em diversos países da Europa e América Latina, a Fundación MAPFRE tem beneficiado milhões de pessoas ao longo desse meio século, por meio de programas que buscam melhorar a qualidade de vida e contribuir para o progresso social, promovendo a formação cidadã e a conscientização coletiva.