EM PAUTA

Home > EM PAUTA > Rio de Janeiro receberá convenção latino-americana de supermercados em 2023

Rio de Janeiro receberá convenção latino-americana de supermercados em 2023

O Rio de Janeiro recebe até quarta-feira, dia  (23/3), os principais líderes do setor alimentício na Super Rio Expofood, no Riocentro, na Zona Oeste da cidade. A feira, que foi aberta na segunda-feira, dia (21/3)), reúne novos produtos, modelos de negócios e inovações para o varejo alimentício. Durante a cerimônia, o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, anunciou que o Rio de Janeiro receberá em breve mais um importante evento para o setor. Em 2023, a convenção latino-americana de supermercados será realizada na Cidade Maravilhosa.

“O evento terá a presença de 17 países da América Latina, mais Estados Unidos e Caribe. É uma alegria enorme fazer este anúncio na abertura da Super Rio Expofood, depois de dois anos tão difíceis. Durante a pandemia, o setor mostrou sua importância. Além de ter abastecido a população com maestria, também foi fundamental para gerar emprego e renda. Somente para esta feira, geramos 8 mil empregos diretos e indiretos”, disse o presidente da ASSERJ.

Para o presidente da Associação Latino-americana de Supermercados, Christian Cieplik, a convenção latino-americana de supermercados será uma oportunidade de estreitar os laços entre os países, unindo comércio, indústria e autoridades. “A pandemia nos ensinou muitas coisas, entre elas que o abastecimento da população é um desafio. Entendemos que precisamos atuar de forma complementar, para garantir o abastecimento eficaz das nossas populações, com os melhores preços, e gerar postos de trabalho”, afirmou Cieplik.

Representando o governador Claudio Castro na abertura do evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah, destacou a importância do segmento supermercadista para a economia fluminense. “O setor que está presente no evento é peça fundamental neste momento de retomada que estamos vendo no Rio de Janeiro”, defendeu Farah.

Já o secretário municipal Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, que representou o prefeito Eduardo Paes na cerimônia, destacou a resiliência do setor, que impulsionou a geração de empregos durante a pandemia e agora deixa sua marca também na retomada de eventos na cidade. “O Estado do Rio virou referência nacional na vacinação e graças a esse sucesso estamos vendo a retomada da normalidade de nossas atividades presenciais”, disse o secretário.

Também participaram da cerimônia de abertura da 32ª Super Rio Expofood o secretário de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, Nelson Rocha; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, e o deputado federal Christino Áureo.