AUTOMOBILISMO

Home > AUTOMOBILISMO > GP de Abu Dhabi terá dois brasileiros na pista pela primeira vez desde F1 2016

GP de Abu Dhabi terá dois brasileiros na pista pela primeira vez desde F1 2016

Haas anunciou na manhã desta terça-feira, dia (11/10), que Pietro Fittipaldi vai assumir o carro da equipe americana no TL1 do GP da Cidade do México e depois no de Abu Dhabi, que encerra a temporada. Como Felipe Drugovich também vai participar da sessão em Yas Marina pela Aston Martin, a sexta-feira no país emiratense terá dois brasileiros na pista pela primeira vez na Fórmula 1 desde o GP de Abu Dhabi de 2016.

Na época, entretanto, o cenário era consideravelmente diferente: ao invés de dois pilotos reservas, que irão participar apenas do treino livre 1, a temporada de 2016 contava com dois brasileiros titulares em suas equipes. Felipe Massa, vice-campeão mundial em 2008 pela Ferrari, fazia sua penúltima temporada na categoria pela WilliamsFelipe Nasr, por sua vez, era piloto da Sauber e faria naquele ano seu último campeonato na F1 após entrar em 2015.

Vale destacar, entretanto, que o plano de Massa era de se aposentar após a temporada 2016. No entanto, o campeão Nico Rosberg decidiu deixar as pistas poucos dias após a conquista do título, e Valtteri Bottas foi contratado pela Mercedes para assumir o posto do alemão. Sem o finlandês, a Williams recorreu ao brasileiro e o fez mudar de ideia — assim, Felipe disputou mais uma temporada e se aposentou ao fim de 2017.

Naquele fim de semana, Massa conquistou a décima posição na classificação com o tempo de 1min41s157, uma posição à frente de Bottas. Nasr, por sua vez, foi o 19º do grid com 1min42s247 e também superou seu companheiro de equipe, o sueco Marcus Ericsson — campeão da Indy 500 em 2022.

Na corrida, entretanto, Ericsson terminou uma posição à frente do brasileiro, na 15ª colocação — Nasr teminou em 16º, à frente apenas de Jolyon Palmer. Massa, por sua vez, ganhou uma posição e somou dois pontos para a Williams com o nono lugar, além de ver Bottas abandonar com um problema na suspensão.

Desde então, a categoria máxima do automobilismo não conta com um brasileiro titular de equipe, e a última participação em uma corrida foi com o próprio Fittipaldi: no fim da temporada 2020, Pietro assumiu o cockpit da Haas para correr as duas últimas etapas da temporada, no anel externo de Sakhir e em Abu Dhabi, devido ao trágico acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein daquele ano. Como resultados, conseguiu um 17º e um 19º lugares.

GP da Cidade do México está programado para acontecer entre os dias 28 30 de outubro, no Autódromo Hermanos Rodríguez, enquanto o GP de Abu Dhabi encerra a temporada entre 18 20 de novembro em Yas Marina.