A Jeep completou 80 anos, Parabéns! Eu, João Mendes, recebi para testar um RENEGADE versão Longitude com motor, 4 cilindros, 2.0 turbo diesel de 170 cavalos, câmbio automático de 9 velocidades e tração 4X4. É a versão intermediária do modelo que atende melhor pelo pacote de ingredientes.
O interior tem materiais e acabamentos que dão a sensação de um carro mais luxuoso equilibrando com a esportividade que é sua proposta primária já que é um SUV com tração nas 4 rodas. Tem bancos de couro, muitos porta-objetos, conectividade com a Central Uconnect com tela de 8,4″, 7 air bags e muito mais.
O Renegade está no segmento dos utilitários esportivos compactos mas privilegia com espaço para os passageiros e aí sobrem 320 litros para o porta-malas mas rebater os banco é simples e com eles rebatidos o espaço é muito bom. Tanto na cidade como na estrada de terra ou em terrenos mais acidentados esse conjunto motor/câmbio é campeão. Ajuda a suspensão que tanto na dianteira como na traseira é do tipo McPherson com rodas independentes e as rodas desta versão Longitude são de 18”.
Esse motor turbo diesel é bem esperto com seus 170 cavalos e no perímetro urbano consome 9,6 km/l enquanto na estrada vai para 11,4 km/l, um consumo muito. Esse motor também tem outra vantagem que é não ser barulhento. Me lembro bem da época que a gente entrava com um carro diesel no corredor de entrada de um garagem e ficava até sem graça do barulho que os carros fazia. Outro fator importante é a cabine silenciosa e dentro do carro nem se percebe que a motorização é a diesel. Essa versão vem bem equipada e a Jeep, em seu site, lista 69 itens de série. A versão de entrada do Jeep Renegade é a que tem motor 1.8 Flex e seu preço começa em R$89.990 e a versão testada, Longitude, como motor turbo diesel, custa R$160.590. Uma das vantagens da marca Jeep é a rede de concessionárias que atende em todo país.