As provas aconteceram pela manhã e fazem parte do Projeto Cidadania sobre Rodas, que já formou mais de dois mil PCDs. O projeto, que oferece aulas e provas gratuitas, é voltado para pessoas de baixa renda e proporciona mais mobilidade e autonomia às pessoas com deficiência.
– Ter o único posto PCD entre os Detrans de todo o Brasil nos enche de orgulho. Estamos trabalhando para aumentar a capacidade de vagas para esta parcela da população tão importante. Trazer as provas práticas para cá facilita muito o acesso de todos – disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder. Antes, as provas práticas eram realizadas no bairro carioca de Guadalupe, numa unidade do Corpo de Bombeiros.
Bruma Machado de Carvalho, 34 anos, uma das integrantes do grupo, perdeu completamente a mobilidade do joelho direito e tem mobilidade parcial no joelho esquerdo.
– A receptividade dos funcionários foi ótima. Aproveitei a oportunidade e fiz um processo simultâneo, de mudança da identidade e inclusão do meu novo nome social. É muito importante que os recursos sejam disponíveis e facilitados, como foi hoje neste posto do Detran. Estou habilitada e com novo nome social! – comemorou Bruma, que é uma mulher transexual.
Carlos Alexandre Freire Telles, 39 anos, assistente administrativo, também passou na prova prática de habilitação do Detran. Ele tem uma perna amputada e mora em Rocha Miranda, Zona Norte do Rio. Já a ex-esposa e os filhos vivem em Jacarepaguá, distante cerca de 30 quilômetros de casa. Informado sobre o programa Cidadania sobre Rodas, se inscreveu e, agora, foi aprovado na prova de direção.
– Durante alguns anos eu tinha que levá-los de ônibus, o que sempre acontecia com muita dificuldade. Agora estou habilitado – celebrou Telles.
Inscrições Cidadania sobre Rodas