BARRA, RECREIO E ZONA OESTE

Home > BARRA, RECREIO E ZONA OESTE > Será lançado no RJ um aplicativo e um Portal de Empregos para Pessoas com Deficiência

Será lançado no RJ um aplicativo e um Portal de Empregos para Pessoas com Deficiência

O Instituto Rede Incluir, uma entidade sem fins lucrativos, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho e a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPD, a empresa Cluster Automotivo do Sul Fluminense, e diversas instituições do RJ, irá lançar um portal e um aplicativo de empregabilidade para Pessoas com Deficiência, PCDs e reabilitados: o DIVAGA. O projeto vai ajudar a quem busca uma oportunidade, irá fazer a ligação entre empresa e colaborador, além de ajudar em funções públicas, políticas e de pesquisas que irão auxiliar na construção de ações de qualificação para os PCDs em seus municípios.

A previsão é que o portal e o aplicativo entrem no ar até novembro de 2021, em uma plataforma totalmente gratuita, moderna e acessível. Será gratuito para quem busca oportunidades e para as empresas, estas poderão investir no projeto através de patrocínio no desenvolvimento de ações de qualificação profissional e diversas ações da Rede Incluir.

Até o momento, nem o estado do Rio de Janeiro, e nem demais áreas do país, possuem, um banco de empregos exclusivo e voltado aos PCDs. O objetivo deste projeto é ser um pioneiro e agregador de oportunidades.

Aproveitando o ‘Agosto Laranja’, mês dedicado às ações de conscientização e prevenção às deficiências e suas necessidades específicas, a Rede Incluir, em parceria com as instituições citadas promove a inclusão dessas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho.

Para o presidente da Rede Incluir, Antoniel Bastos, colocar em prática o DIVAGA é ter um portal de emprego com muita acessibilidade, agilidade em uma plataforma criativa e dinâmica. “O DIVAGA terá a diversidade e a inclusão como bandeira. Hoje, iniciamos com ‘PCDs e reabilitados’, mas, na segunda fase, teremos outros segmentos, como afrodescendentes, LGBTQIA+, pessoas com mais de 50 anos, entre outros. A proposta é incluir, sempre”.

Para o CEO da Falão Azul Malhas e Tecidos, Pietro Comes, um dos apoiadores do Portal e do APP, investir num projeto desse não é caridade e, sim, uma grande oportunidade para abrir as portas da empresa para as pessoas. É muito mais que o cumprimento de cotas. “Quando o projeto me foi apresentado, me emocionei porque meu pai meu ídolo, faleceu de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA ), uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível. Assumi um compromisso de, junto com a Rede Incluir, ajudar às pessoas através de ações inclusivas e ajudando a instituição na busca de parceiros e empresas que cooperem com o DIVAGA”.

Evento

Na quinta-feira, dia 19 de agosto, a Rede Incluir lança o pré-projeto ‘Cozinha Inclusiva’ com o apoio da Câmara de Jacarepaguá e a APAE Rio, na Mansão Carioca, no Alto da Boa Vista, RJ.