BARRA, RECREIO E ZONA OESTE

Home > BARRA, RECREIO E ZONA OESTE > A Páscoa Solidária do CEL fez a alegria de crianças e adolescentes carentes

A Páscoa Solidária do CEL fez a alegria de crianças e adolescentes carentes

Desde sempre, a solidariedade e a empatia fazem parte da história do CEL Intercultural School. No início deste mês, três alunas do 5º ano, Manoela Dória, Sophia Nobre e Ana Luísa Teixeira, tiveram a ideia de arrecadar doações para adoçar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Nascia, assim, a Páscoa Solidária, que levou cerca de 150 caixas de bombons, além de diversos chocolates, a três entidades que cuidam com tanto carinho desse público: as Casas de Acolhimento Bia Bedran e do Catete e o Centro Educacional União Faz a Força, na Rocinha.

– Ações como essa são muito bem-vindas por vários aspectos. Um deles é que, como as meninas estão acolhidas por conta de medida protetiva, que geralmente acontece por pessoas muito próximas, tentamos resgatar essa sociabilidade, essa rede de afeto, que não é só a questão material. Essa iniciativa gera uma rede de afetos, uma troca entre adolescentes que vivem mundos diferentes, mas o afeto pode ser construído. E o afeto dá suporte, estabiliza – destaca Jociane Souza, da Casa de Acolhimento do Catete.

– A entrega dos chocolates representou um acolhimento para os alunos e professores, um momento onde eles sentiram que foram lembrados por outros “colegas” que não os conhecem mas que sabem da sua existência e as mensagens em cada presente deram o tom desse carinho que eles receberam – agradece Anja Lopes, do Centro Educacional União Faz a Força, na Rocinha.

– Essas experiências são sempre importantes para essas crianças. Tentamos, diariamente, reproduzir um ambiente, o mais próximo possível, que teriam se estivessem em uma família. É importante proporcionarmos esse espírito de confraternização e solidariedade, que reforçam os nossos vínculos que estabelecemos ao longo de nossas vidas. Somos imensamente gratos ao CEL por esse gesto de amor – destaca Luciana Vergara, da Casa de Acolhimento Bia Bedran.

Iniciativa logo abraçada

Diretora pedagógica do CEL, May Chagas elogiou a iniciativa das estudantes e comemorou a velocidade com que a ideia foi abraçada:
– As alunas fizeram cartazes, divulgaram nas salas e gravaram vídeos, motivando a comunidade escolar das 4 unidades a participar.

O resultado foi um sucesso! Em apenas 3 dias de campanha, arrecadamos muitos chocolates e transformamos a Páscoa de muitas crianças.