COLUNAS

Home > COLUNAS > Entrevista com a empresária Antonina Buriti sobre ‘Constelação Sistêmica’

Entrevista com a empresária Antonina Buriti sobre ‘Constelação Sistêmica’

Por Márcia Thimóteo @marciathimoteo

A entrevistada deste mês é Antonina Buriti. Empresária com formação em Engenharia de Telecomunicações e Direito, MBA em Gestão de Negócios. Possui 30 anos de experiência no mercado de tecnologia, parte deles em empresas multinacionais. E, recentemente fundou o Conexões Buriti que tem como propósito oferecer suporte a profissionais e empresários, através desta ferramenta e de sua experiência com o objetivo de levar estes a gerir com um novo olhar.

 

MÁRCIA THIMÓTEO: Quem é Antonina Buriti?

ANTONINA BURITI: Fui criada no subúrbio e como boa capricorniana, desde criança, muito focada no futuro profissional. Desde cedo já sabia o que queria e sonhava em morar sozinha, ser uma executiva bem-sucedida e independente. Uma curiosidade é que quando criança, ir à Barra da Tijuca, era uma aventura, praticamente uma viagem. Minha mãe levava sanduiches, ovos, sucos para passarmos o dia. Ficávamos na reserva quase em frente ao Novo Leblon (em construção). Eu olhava para todo aquele verde e dizia para o meu pai que um dia eu iria morar na Barra. Ele recomendava sonhar baixo, e eu dizia que sonhar tinha que ser alto. E hoje, coincidentemente, moro exatamente para onde olhava e sonhava quando criança.

MÁRCIA THIMÓTEO: Como uma Engenheira e Executiva se tornou consteladora?

ANTONINA BURITI: Conheci a constelação em 2017, onde participei de várias e a cada uma que participava, ficava maravilhada com os resultados. Um dia, o constelador muito experiente, me convidou para fazer parte da sua 1ª. turma de formação. Recusei! Dias depois, no programa Fantástico, o Juiz Sami Storch, explicava como o uso desta ferramenta no judiciário estava auxiliando os conflitos, e assim, entendi que estar estudando Direito era exatamente para exercê-lo com esta nova visão do Direito Sistémico. Sendo inclusive o tema do meu TCC com foco na lei de Recuperação Judicial e Falências.

MÁRCIA THIMÓTEO: O que é Constelação e para que serve?

ANTONINA BURITI: É uma terapia breve que foi desenvolvida por Bert Hellinger e que nos auxilia para trazer no nível da consciência diversas questões como repetições de padrões familiares, culpas etc. A constelação serve para diversos temas na busca de soluções e de autoconhecimento, tais como: Relacionamentos, doenças, padrões repetitivos, traumas, educação, carreiras, profissões, empresas, conflitos, questões jurídicas (familiar, penal, trabalhista, empresarial), financeiras etc. Eu acredito que a constelação é mais que uma ferramenta, é uma filosofia de vida que nos auxilia a despertar a nossa consciência, já que somos responsáveis pela nossa cura, autoconhecimento e transformação.

MÁRCIA THIMÓTEO: Você fundou o projeto Conexões Buriti em 2021 durante a pandemia. Por que?

ANTONINA BURITI: Durante a pandemia vimos muitas empresas fecharem e pequenos e médios empresários falirem. Eu sou engenheira com 2 MBAs em gestão e estratégia de negócios, há mais de 20 anos executiva, atuando fortemente em negociação e gestão de conflitos. E com uma 2ª graduação em Direito tinha que encontrar a melhor forma de ajudar esses empreendedores. E foi utilizando essa ferramenta que o Conexões Buriti surgiu. Nós ajudamos profissionais e empresários a olhar sua carreira e/ou suas empresas e suas questões jurídicas com um novo olhar, novas estratégias, com posicionamento de forma saudável e abundante, alinhados aos seus propósitos, e assim, contribuindo para a sociedade e economia do país.

MÁRCIA THIMÓTEO: Como foi o processo do livro: A Jornada do Despertar – Minha história de Amor, Fé e Espiritualidade com Andre Luis ?

ANTONINA BURITI: A jornada iniciou com o processo de autoconhecimento, meditação, uma viagem para Machu Picchu, um retiro de leitura de Aura e um reencontro com um ex-namorado após 30 anos separados. Ele, engenheiro, extremamente inteligente, sem fé, dentro de um ceticismo científico, e solteiro convicto, enquanto eu, divorciada, kardecista, com um casal de filhos e única provedora da família. Juntos iniciamos a jornada através do relacionamento entre duas crianças feridas, traumatizadas pela vida e com muito medo da entrega. Porém, o amor era mais forte, e desse relacionamento surgiu o mais profundo mergulho no autoconhecimento, trazendo muita cura para ambos, pois conseguiram vivenciar e compartilhar os aprendizados mostrando e aceitando suas luzes e sombras.

O Livro já está disponível nas plataformas digitais: Amazon, Submarino, Americanas e Extra.

Contato (Instagram): @conexões.buriti ou @antonina.buriti
Linked In: linkedin.com/in/antoninaburiti
Email: antonina.buriti@gmail.com

 

 

As informações contidas neste artigo/matéria são de responsabilidade de cada colunista.