COLUNAS

Home > COLUNAS > Maria Gal lê trechos de “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro 

Maria Gal lê trechos de “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro 

Atriz que viverá a autora em sua cinebiografia abre sarau, que ocorre no dia 17 de junho, depois de voltar do Festival de Cannes onde apresentou o projeto no Marché du Film
Em preparação para viver Carolina Maria de Jesus na cinebiografia “Carolina”, a atriz e produtora Maria Gal participa de sarau em homenagem à autora na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 17. Maria Gal realiza a abertura do sarau, lendo trechos de “Quartos de Despejo – Diário de uma Favelada”. A atividade é parte da celebração a autores negros e vozes que transformaram a cultura brasileira, e contará com a presença de Vera Eunice, filha de Carolina Maria de Jesus, e diversos escritores que têm suas vidas e obras inspiradas pela escritora.
“Ler Carolina é um ato de memória e também de resistência. Sua escrita é urgente, necessária e profundamente humana. Trazer sua voz para a Bienal é mais do que uma homenagem: é garantir que ela continue sendo ouvida pelas novas gerações”, afirma a artista.
O evento, que acontece na Praça Além da Página, ajuda a aquecer público e mercado para produção cinematográfica que contará, nas telonas, a história da primeira escritora negra do Brasil a vender mais de um milhão de livros. Dirigido por Jeferson De e roteirizado por Maíra Oliveira, “Carolina” foi apresentado recentemente por Maria Gal — que também atua como produtora do filme — no Marché du Film, no Festival de Cannes.
Uma coprodução Move Maria, Raccord Produções, Buda Filmes e Globo Filmes, “Carolina” conta a história de Carolina Maria de Jesus, que, com apenas dois anos de educação formal, publicou “Quarto de Despejo”, sucesso editorial que rompeu barreiras e foi traduzido para mais de 40 países. A distribuição do filme é da Elo Studios.
Marial Gal
Maria Gal é atriz, apresentadora, palestrante, criadora de conteúdo e produtora, com mais de 1 milhão de seguidores nas redes e top voice LinkedIn (@mariagalreal).
Atuando no Brasil e no exterior, já fez trabalhos na Rede Globo, na série de TV “Sob Pressão” e no filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos”. Além de trabalhar nas séries “3%”, da Netflix, e “Stella Models”, do Canal Brasil, participou dos trabalhos: “Carandiru”, “Carandiru e Outras Histórias”, “Amor em 4 Atos”, “DOR” (curta pelo qual ganhou o prêmio de melhor atriz), “Carrossel”, “Gabriela”, “Joia Rara” (Prêmio EMMY), “Conselho Tutelar” (Record e Universal) e “Santo Forte” (AXN). Em 2022 apresentou, produziu e esteve como showrunner do talk show “Preto no Branco”, pelo grupo Band, chegando a ter mais de 10 milhões de impactos, e recebeu seu primeiro prêmio como empreendedora, o prêmio Tarsila do Amaral. De 2017 a 2023, Maria Gal está no ar como Gleyce Soares na novela “As Aventuras de Poliana” e “Poliana Moça”, com exibição no SBT, Netflix e Amazon. Ainda em 2023, na Rede Globo, viveu Neiva Batista na novela “Amor Perfeito”. Entre 2024 e 2025 vem se dedicando ao cinema com os filmes: “Dona Lurdes”, com Regina Casé, “Câncer com Ascendente em Virgem”, “Arroz de Hauçá” e “Carolina”.