COLUNAS

Home > COLUNAS > Você conhece a diferença entre os profissionais “Psis”?

Você conhece a diferença entre os profissionais “Psis”?

Por Miriam Alice

 

Hoje redijo sobre as diferenças nas atuações entre os profissionais da psiquiatria, psicologia, psicoterapia e psicanálise. É muito comum a confusão entre esses saberes científicos. E o esclarecimento pode auxiliar na busca por ajuda profissional.

O psiquiatra é o profissional graduado em medicina, que optou pela psiquiatria, em sua residência médica. Esse profissional é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, e que atua com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação das diferentes formas de adoecimento mental. O psiquiatra é o profissional apto a prescrever medicamentos. 

 

 

O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (como o ser humano sente, percebe e processa os estímulos dos ambientes interno e/ou externo) e o comportamento humano (como ele reage a esses estímulos). Ele pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, hospitalar, social, do trabalho, do esporte, organizacional, entre outros. O psicólogo pode realizar pesquisas ou atuar em qualquer área que esteja regulamentada pelo Conselho de Psicologia. 

A aplicação de testes e a emissão de laudos psicológicos são atividades exclusivas do profissional de psicologia. E a prescrição de medicamentos não faz parte das atribuições profissionais do psicólogo. 

O acompanhamento psicológico é fundamentalmente um espaço que oportuniza o autoconhecimento, portanto, a busca por tratamento psicológico não precisa advir de um adoecimento mental. Como costumo alertar em minhas palestras, “não esperem adoecer, para buscar psicoterapia”. Entretanto, em casos de adoecimento mental, o acompanhamento psicológico e o tratamento psiquiátrico, muitas vezes, são praticados conjuntamente.

 

A psicoterapia, ou psicologia clínica, é o ramo da psicologia aplicada ao acompanhamento e tratamento clínico, através das teorias e técnicas científicas, que a psicologia dispõe. O tripé psicoterapêutico (estudos teóricos / supervisões / psicoterapia) faz parte da formação contínua do psicoterapeuta. Importante ressaltar que todos os psicólogos podem clinicar, mas nem todos os psicólogos se especializaram e atuam no tratamento individualizado.

O profissional de psicologia pode recorrer as linhas teóricas que se identificou durante a sua formação para se especializar, como por exemplo a psicanálise. Contudo, ser um profissional de orientação teórica psicanalítica não é ser psicanalista, mas sim psicólogo com especialização em psicanálise.

 

Para se tornar psicanalista é necessário nível superior, e cursar a formação em psicanálise, em uma sociedade psicanalítica. Psicanálise refere-se à forma de psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud. Na formação, o aspirante à psicanalista se debruçará sobre estudos da psique humana, se submeterá as supervisões, e também fará sua análise pessoalPsicólogos que fizeram a formação em psicanálise, se intitulam “Psicólogo e Psicanalista”. 

Em síntese, a psiquiatria é o ramo da medicina que tem como objetivo tratar o adoecimento mental. A psicologia é a ciência que investiga os fenômenos psíquicos e o comportamento humano. Embora, todo psicólogo esteja habilitado a trabalhar com as questões emocionais, nem todos eles se dedicam à área clínica. Para atuar como psicoterapeuta, é preciso ter formação em Psicologia, e especialização em Psicologia Clínica.  A psicoterapia (ou psicologia clínica) e a psicanálise, são indicadas às pessoas que apresentam sofrimento emocional e/ou conflito mental em suas relações com o mundo interno (subjetivo) e externo (família, sociedade, trabalho).

Caro leitor, cara leitura, ficou com alguma dúvida ou precisa de maiores informações sobre os assuntos abordados neste artigo? Fique à vontade para me contactar no e-mail psi.miriam.alice@gmail.com. Disponha também do WhatsApp: (21) 98896.1600. Se preferir, acesse minhas redes sociais: Facebook Psicóloga Clínica Miriam Alice e/ou Instagram: Psi Miriam Alice.