PRINCIPAL

Home > CULTURA E ENTRETENIMENTO > RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, começa dia 03 de outubro

RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, começa dia 03 de outubro

RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, começa dia 03 de outubro com Alex Braga, presidente da Ancine, abrindo o Encontro de Mercado do Festival do Rio, e com a assinatura do acordo inédito de cooperação audiovisual Brasil-França pela Ministra da Cultura, Margareth Menezes, por Jérémie Kessler, diretor internacional do órgão francês CNC

 

Foto: Divulgação

A abertura do RioMarket 2024, dia 3 de outubro no Armazém da Utopia, Zona Portuária do Rio de Janeiro, vai contar com a participação de Alex Braga, presidente da Ancine, que irá apresentar, às 9h30m, um panorama abrangente sobre o mercado audiovisual brasileiro. Durante a palestra, Braga vai discutir as oportunidades, desafios e tendências do setor, destacando o papel estratégico da Ancine no fomento à produção nacional. O evento oferece uma visão atualizada do cenário audiovisual no Brasil, abordando políticas públicas, novas tecnologias e o impacto global das produções brasileiras. A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o diretor de assuntos europeus e internacionais do CNC (Centre National du Cinéma et de L’image Animée), Jérémie Kessler, assinarão, às 11h do mesmo dia, um acordo inédito de cooperação audiovisual entre Brasil e França.

Como parte das ações do Ano França-Brasil 2025, o acordo tem como objetivo promover e expandir o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França nas áreas de cinema e audiovisual através da implementação de iniciativas bilaterais. Para promover obras brasileiras em território francês e vice-versa, a iniciativa compreende trocas de experiências e de conhecimentos relacionados à educação no campo cinematográfico e audiovisual, assim como no campo de políticas públicas; além de ações para preservação, conservação, restauração e divulgação de obras audiovisuais. 

Os dois países se comprometem a partilhar também estatísticas e estudos na área de cinema e audiovisual, e realizar possíveis estudos conjuntos, que deverão ser publicados em francês e português. O acordo terá duração de três anos e poderá ser renovado anualmente após esse período inicial.

Além de Margareth Menezes e Jérémie Kessler, estarão presentes na solenidade de assinatura uma delegação oficial vinda da França e uma delegação governamental acompanhando a Ministra, além de outras autoridades e profissionais do setor audiovisual.

 

RM 2024

O RioMarket traz uma série de seminários, masterclasses, workshops, round tables, além de rodadas de negócios e do RioMarket Jovem, com a participação de pessoas de destaque do mercado nacional e internacional.

RioMarket é uma das áreas mais estratégicas do Festival do Rio, com 26 edições realizadas, mais de 11 mil rodadas de negócios e de 4 mil seminários realizados. O evento reúne anualmente produtores, diretores, roteiristas, distribuidores, agentes de vendas, exibidores e outros profissionais do setor, criando um ambiente propício para a formação de parcerias e acordos comerciais.

Os principais pilares objetivos do evento são trazer para o mercado audiovisual: conexões e networking, oportunidades de negócios, capacitação e formação, além de inovação e novas tecnologias.

 

Todas as informações sobre inscrições e a programação do RioMarket 2024 podem ser encontradas no site www.riomarket.com.br.

 

O Festival do Rio e o RioMarket contam pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura e apoio institucional da ANCINE.

 

ENDEREÇO:

Local: Orla Conde – Armazém 6, Cais do Porto (em frente à Estação VLT Utopia Aquário)

Horário: 9h30 às 21 horas

 

Informações e inscrições 

www.riomarket.com.br 

Instagram @riomarket_

https://www.riomarket.com.br/br/programacao

 

Sobre a Shell Brasil

Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

 

 

Por Divulgação Liège Monteiro/ Luiz Fernando Coutinho/ Sandra Villela