RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, começa dia 03 de outubro com Alex Braga, presidente da Ancine, abrindo o Encontro de Mercado do Festival do Rio, e com a assinatura do acordo inédito de cooperação audiovisual Brasil-França pela Ministra da Cultura, Margareth Menezes, por Jérémie Kessler, diretor internacional do órgão francês CNC
Foto: Divulgação
A abertura do RioMarket 2024, dia 3 de outubro no Armazém da Utopia, Zona Portuária do Rio de Janeiro, vai contar com a participação de Alex Braga, presidente da Ancine, que irá apresentar, às 9h30m, um panorama abrangente sobre o mercado audiovisual brasileiro. Durante a palestra, Braga vai discutir as oportunidades, desafios e tendências do setor, destacando o papel estratégico da Ancine no fomento à produção nacional. O evento oferece uma visão atualizada do cenário audiovisual no Brasil, abordando políticas públicas, novas tecnologias e o impacto global das produções brasileiras. A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o diretor de assuntos europeus e internacionais do CNC (Centre National du Cinéma et de L’image Animée), Jérémie Kessler, assinarão, às 11h do mesmo dia, um acordo inédito de cooperação audiovisual entre Brasil e França.
Como parte das ações do Ano França-Brasil 2025, o acordo tem como objetivo promover e expandir o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França nas áreas de cinema e audiovisual através da implementação de iniciativas bilaterais. Para promover obras brasileiras em território francês e vice-versa, a iniciativa compreende trocas de experiências e de conhecimentos relacionados à educação no campo cinematográfico e audiovisual, assim como no campo de políticas públicas; além de ações para preservação, conservação, restauração e divulgação de obras audiovisuais.
Os dois países se comprometem a partilhar também estatísticas e estudos na área de cinema e audiovisual, e realizar possíveis estudos conjuntos, que deverão ser publicados em francês e português. O acordo terá duração de três anos e poderá ser renovado anualmente após esse período inicial.
Além de Margareth Menezes e Jérémie Kessler, estarão presentes na solenidade de assinatura uma delegação oficial vinda da França e uma delegação governamental acompanhando a Ministra, além de outras autoridades e profissionais do setor audiovisual.
RM 2024
O RioMarket traz uma série de seminários, masterclasses, workshops, round tables, além de rodadas de negócios e do RioMarket Jovem, com a participação de pessoas de destaque do mercado nacional e internacional.
RioMarket é uma das áreas mais estratégicas do Festival do Rio, com 26 edições realizadas, mais de 11 mil rodadas de negócios e de 4 mil seminários realizados. O evento reúne anualmente produtores, diretores, roteiristas, distribuidores, agentes de vendas, exibidores e outros profissionais do setor, criando um ambiente propício para a formação de parcerias e acordos comerciais.
Os principais pilares objetivos do evento são trazer para o mercado audiovisual: conexões e networking, oportunidades de negócios, capacitação e formação, além de inovação e novas tecnologias.
Todas as informações sobre inscrições e a programação do RioMarket 2024 podem ser encontradas no site www.riomarket.com.br.
O Festival do Rio e o RioMarket contam pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura e apoio institucional da ANCINE.
ENDEREÇO:
Local: Orla Conde – Armazém 6, Cais do Porto (em frente à Estação VLT Utopia Aquário)
Horário: 9h30 às 21 horas
Informações e inscrições
www.riomarket.com.br
Instagram @riomarket_
https://www.riomarket.com.br/br/programacao
Sobre a Shell Brasil
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Por Divulgação Liège Monteiro/ Luiz Fernando Coutinho/ Sandra Villela