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Academia Brasileira de Cinema promove ‘Trocas Culturais’ com finalistas do Prêmio Grande Otelo

Serão quatro debates no YouTube com a participação de grandes nomes do cinema brasileiro, entre eles os diretores Kleber Mendonça Filho, Carolina Markowicz, Silvio Guindane e Tomás Portella

Academia Brasileira de Cinema realiza mais uma edição dos Encontros Trocas Culturais com os finalistas do Prêmio Grande Otelo 2024 nas categorias melhor longa-metragem documentário, melhor longa-metragem ficção, melhor primeira direção de longa-metragem e melhor direção. Serão quatro encontros semanais às quartas-feiras, sempre às 19h, a partir do dia 31 de julho, com diretores e produtores responsáveis pelos filmes indicados na edição deste ano, com transmissão ao vivo pelo canal da Academia no YouTube com apresentação da jornalista e roteirista Melina Dalboni.

Para abrir a programação, no dia 31 de julho, a cineasta Lina Chamie recebe os diretores que concorrem a melhor longa-metragem documentário: Kleber Mendonça Filho (“Retratos Fantasmas”), Ana Rieper (“Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina”), Pedro Bronz (“Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”), Natália Dias e Camilo Cavalcanti (“Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”) e Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay (“Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você”). A Academia também abre nesta quarta a Votação Popular e lança um vídeo especial narrado por Antonio Pitanga com as produções que concorrem nas categorias que podem ser escolhidas pelo público geral.

Em seguida, no dia 7 de agosto, a conversa será sobre os longas que concorrem na categoria de ficção com os produtores Sérgio de Carvalho (“Noites Alienígenas”), André Carreira (“Mussum, o Filmis”), Karen Castanho (“Pedágio”), Joana Henning e Paula Torres (“O Sequestro do Voo 375”), Leonardo Edde e Eduardo Albergaria (“Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha), com mediação do produtor João Vieira Jr.

No dia 14 de agosto, os diretores e diretoras que concorrem à melhor primeira direção de longa-metragem participam do encontro mediado pela diretora Julia Rezende. Lillah Halla (“Levante”), Silvio Guindane (“Mussum, o Filmis”), Natália Dias e Camilo Cavalcanti (Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”), Nara Normande e Tião (“Sem Coração”) e Ana Petta e Helena Petta (“Quando Falta o Ar”) trocam experiências e desafios da estreia na direção.

O encerramento dos Encontros reúne os indicados ao Prêmio Grande Otelo de melhor direção. O cineasta Aly Muritiba media a conversa com Kleber Mendonça Filho (“Retratos Fantasmas”), Carolina Markowicz (“Pedágio”), Anita Rocha da Silveira (“Medusa”), Tomás Portella (“Aumenta que é Rock’n’Roll”) e Marcus Baldini (“O Sequestro do Voo 375).

O Prêmio Grande Otelo 2024 acontece no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A 23ª edição da maior premiação do setor audiovisual nacional conta com a entrega de troféus aos vencedores de 30 categorias, além de uma homenagem ao Cinema Novo. O Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2024 conta com o Apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. O sistema tem o acompanhamento e apuração da PwC Brasil.

 

 

Sobre a Academia Brasileira de Cinema 

Com sede no Rio de Janeiro e representatividade nacional, a Academia Brasileira de Cinema é uma entidade independente criada no dia 20 de maio de 2002 com a finalidade, entre outras, de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, agora Prêmio Grande Otelo, e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento da indústria audiovisual em todo o Brasil. A Academia Brasileira de Cinema foi reconhecida em 2020 pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences como única entidade credenciada para indicar o filme que representa o cinema brasileiro na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar, sem qualquer tutela do governo que esteja no poder.

Profissionais do setor, das mais diversas áreas, podem se associar à Academia, adquirindo assim não apenas o direito de votar no Prêmio Grande Otelo, mas de participar das assembleias e eventos que acontecem ao longo do ano, como a eleição para a comissão que escolhe o filme brasileiro indicado para representar o país no Oscar. A Academia Brasileira de Cinema é presidida por Renata Almeida Magalhães e a diretoria é composta por Paulo Mendonça (vice-presidente), Bárbara Paz, Ariadne Mazzetti, Allan Deberton e Jeferson De.

 

 

Sobre o Prêmio Grande Otelo

O Prêmio Grande Otelo é organizado e votado pelos próprios profissionais do setor, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais. A premiação é anual. Contribui para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais da indústria.

O processo de definição dos vencedores do Prêmio Grande Otelo é dividido em duas etapas: indicação e premiação. A partir de 2004 a votação passou a ser feita via internet, pelos sócios da Academia, que recebem uma senha eletrônica para votar pela internet. O sistema tem a auditoria da empresa PwC Brasil.

Na fase de indicação são escolhidas as cinco obras e profissionais representantes de cada categoria que passam para a etapa seguinte. A escolha é feita pelos sócios – através de uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes. Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada aos sócios que escolhem, então, os vencedores. Nas duas etapas a votação é secreta e a abertura das cédulas, bem como a apuração dos votos, é realizada pela PwC Brasil.