DESTAQUE DA INTERNET

Home > DESTAQUE DA INTERNET > Barra da Tijuca pode ter mais duas áreas de proteção ambiental para frear crescimento urbano: uma delas na região da Península

Barra da Tijuca pode ter mais duas áreas de proteção ambiental para frear crescimento urbano: uma delas na região da Península

A Barra da Tijuca pode ganhar duas áreas de preservação por lei estadual: o deputado estadual Alexandre Knoploch (PL) protocolou dois projetos de lei sobre terrenos importantes na região. O primeiro, de número 6110/2025, quer tombar a área que fica entre a Avenida Engenheiro César Hermano Jordão Freira e a Rua Rogério J. Zylbersztajn. Já o segundo, de número 6251/2025, visa declarar como área de proteção ambiental a região Flamboyants da Península, que conta com mais de 1 milhão de metros quadrados.
Para Knoploch, as medidas têm intuito de contribuir para frear impactos urbanos na área, com as novas normas, por considerar que o local não consegue abrigar mais nenhum empreendimento mobiliário ou comercial.
“Tanto a APA (sigla para Área de Proteção Ambiental) quanto o tombamento contribuirão para a preservação do solo urbanístico. É uma forma de mitigar impactos do crescimento acelerado na região, que já não comporta mais unidades no sistema de esgoto. A ideia é, ainda, prevenir mais problemas da já colapsada infraestrutura como de mobilidade, pois mais construções ali exige mau infraestrutura prévia, algo que não temos. ” , explicou o parlamentar.
Agora, ambos projetos devem ir à votação na Casa.