A iniciativa da prefeitura, desenvolvida pela Secretaria de Ação Social, já beneficiou 5,5 moradores de favelas e comunidades
A Prefeituraa do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, proporcionou no dia 17 de maio, uma experiência inesquecível a líderes comunitários de diversas localidades, dando prosseguimento às homenagens pelo Dia do Líder Comunitário, celebrado neste mês.
Os participantes foram levados para visitar o Parque Bondinho Pão de Açúcar, na Urca, Zona Sul do Rio. Formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar, interligados por um teleférico, a atração turística é um dos mais admirados cartões-postais do mundo, com vista da enseada de Botafogo, Baía de Guanabara, Praia de Copacabana, Cristo Redentor, entre outros.
Além de contemplar as lindas paisagens, o grupo explorou a Praça do Bonde, onde viu de perto dois exemplares dos antigos bondinhos que transportavam os vistantes, conheceu o Museu Cocoruto, espaço cultural que visa preservar a história do bondinho, e passou pelos troncos da Árvore dos Desejos.
– É um orgulho estar à frente desse importante projeto viabilizado pelo prefeito Eduardo Paes, que oferece oportunidades de lazer, conhecimento e dignidade. É uma iniciativa que dá voz e vez aos menos favorecidos – ressaltou a secretária de Ação Comunitária, Marlí Peçanha.
Amanda Ramos, presidente da Associação de Moradores da comunidade Asa Branca, em Jacarepaguá, uma das participantes do roteiro, elogiou o projeto.
– Muitas pessoas não conseguem ter acesso a alguns pontos turísticos da cidade porque precisam pagar ingressos, o que fica inviável para muitas famílias. E com o Turistando com a Comunidade, a gente tem essa oportunidade e possibilidade – disse.
Andréa de Aleluia, vice-presidente da Associação de Moradores da comunidade do Vidigal, comentou sobre a experiência.
– Sou nascida e criada no Rio de Janeiro, mas não conhecia o Pão de Açúcar. Levar pessoas para conhecer locais turísticos e históricos da cidade é criar oportunidades e boas memórias para quem não tem acesso ao lazer.
Cláudia Costa, presidente da Associação de Moradores da comunidade Sá Viana, no Complexo do Andaraí, ressaltou os benefícios do serviço.
– Estar no ponto mais lindo do Rio de Janeiro é a prefeitura pensando em todos. Ofertar esse tipo de serviço é cidadania, dignidade e conhecimento. É levar as pessoas para onde elas sonham e não conseguem chegar.
O projeto Turistando com a Comunidade já beneficiou 5,5 mil pessoas moradores de favelas e comunidades, com 209 visitas guiadas, proporcionando acesso a bens culturais e de lazer.