EM DESTAQUE

Home > EM DESTAQUE > Cedaps e Iguá concluem mais uma turma do programa Jovens Construtores

Cedaps e Iguá concluem mais uma turma do programa Jovens Construtores

Fruto de parceria da organização e da concessionária de saneamento básico, o programa ofereceu curso de formação de encanadores e deixou legado na comunidade do Rio das Pedras

O Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e a concessionária de saneamento básico Iguá se uniram para mais uma edição do programa Jovens Construtores, que visa a capacitar profissionalmente jovens moradores de comunidades. Em sua segunda edição, 20 moradores do Rio das Pedras, na área de atuação da concessionária, receberam treinamento para formação de encanadores. O curso, que terá a sua formatura no próximo dia 19 de dezembro, conta com a parceria da Organização Social Associação Semeando Amor e é direcionado a jovens entre 17 e 25 anos.

A edição repetiu o sucesso da primeira, realizada no ano passado na comunidade da Muzema, também em parceria com a Iguá. O projeto impactou positivamente a vida dos participantes, que além da qualificação técnica, já proporcionou oportunidades na área para alguns dos participantes, como o jovem Jorge Felipe de Lima Freitas, que foi contratado pela concessionária.

“Eu aprendi muito, vi temas interessantes como informática, hidráulica, empreendedorismo e outros. O que mais gostei foi o de bombeiro hidráulico, área em que me formei e adquiri certificado. Foi uma oportunidade única e que me fez estar onde estou hoje”, diz Jorge. “No curso, pude entender que algumas coisas não são tão difíceis quanto parecem. A sensação tenho uma chave para abrir portas, que antes estavam fechadas”, completa o jovem da comunidade da Muzema.

Entre as ações dessa nova edição, os jovens realizaram algumas atividades, como o ativo comunitário. Os participantes revitalizaram uma praça, conhecida como “Praça do Skate”. A ideia do projeto é deixar um legado para a comunidade, de uso coletivo. Os jovens nivelaram a pista de skate, pintaram, capinaram uma área tomada pelo mato e além de construir brinquedos sustentáveis com pneus, garrafas pet, entre outros materiais.

“Mais do que oferecer treinamento, o Jovens Construtores pode ser a oportunidade de entrada no mercado formal de emprego. A Iguá acredita que investir nesse grupo é uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária” afirma Zilma Ferreira, gerente de Responsabilidade Social da Iguá no Rio de Janeiro.

Desde o início da operação na cidade, a Iguá realizou mais de 185 iniciativas sociais beneficiando diretamente mais de 34 mil pessoas.

O programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada à formação de jovens, originalmente concebida pela organização YouthBuild e implementada no Brasil pelo Cedaps, com assessoria do YouthBuild International.

“Ficamos muito felizes por retomar a parceria com a Iguá e esperamos criar várias oportunidades aos jovens de Rio das Pedras, assim como foi com o Jorge e tantos outros moradores da Muzema. A expectativa é de continuar seguindo com a missão do programa, que é o de contribuir para o crescimento pessoal e profissional de jovens moradores de favelas e periferias, associada à mobilização e ao desenvolvimento de famílias, organizações e comunidades”, explica Melissa Abla, coordenadora da Frente da Juventude do Cedaps.

Sobre o Cedaps
Promover o fortalecimento de comunidades e territórios populares, jovens e serviços públicos de saúde, contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis. Essa é a missão do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) que, em 2023, chega aos 30 anos, com relevantes conquistas e uma série de projetos em andamento.

A atuação do Cedaps, para realização e parceria em ações, projetos e programas, se organiza através de três frentes: Prevenção e Cuidado, Juventude e Serviços Públicos, que são integradas e transversais.

Sobre a operação da Iguá no Rio de Janeiro
Por meio de um contrato de concessão de 35 anos, a Iguá atende a cerca de 1,2 milhão de pessoas na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense.

No município do Rio de Janeiro, onde atende 17 bairros, a concessionária tem como meta, em 12 anos, aumentar o percentual da população ligada ao sistema de esgoto de 70% para 90%. A meta para os indicadores de cobertura de água é passar de 95% para 99% em 8 anos. Já em Paty do Alferes, nas áreas urbanizadas, temos 12 anos para sair de 23% e alcançar 90% de cobertura de esgoto e a cobertura de água deve sair de 85% e chegar a 99%, no mesmo prazo. Em Miguel Pereira, a meta é, em 5 anos, passar de 4% para 90% de cobertura de esgoto e de 85% de cobertura de água para 99%, também nas áreas urbanizadas.

No primeiro ano, nossos focos foram eficiência operacional e atendimento, com muito investimento, tecnologia e inovação. Em 2022, investimos R$ 158 milhões no estado. Em 35 anos, vamos investir R$ 2,1 bilhões para promover melhorias na qualidade de vida da população por meio da universalização do acesso ao saneamento básico.