EM DESTAQUE

Home > EM DEFESA DO CIVIL > Dia (03/02), Mega campanha de doação de sangue no RJ

Dia (03/02), Mega campanha de doação de sangue no RJ

 

Com o intuito de ajudar a reforçar o estoque de sangue da cidade do Rio, a Secretaria Especial de Cidadania, em parceria com o Hemorio, promoverá em 3 de fevereiro um dia de coleta de sangue no Centro Administrativo São Sebastião (Cass), localizado na  Rua Afonso Cavalcanti, 455, Subsolo, Sala 2, na Cidade Nova, Zona Central do Rio.

 

Segundo o Hemorio, a pandemia afastou muitas pessoas da rotina de doações, provocando uma queda de 30% nos estoques de bolsa de sangue. Para atender à demanda dos pacientes no estado do Rio, é necessário obter pelo menos 300 bolsas de sangue por dia.

 

O ponto de coleta vai funcionar, no dia 3, de 10h às 15h, para atender a todos os doadores voluntários.

 

Em tempos de pandemia, em que muitas dúvidas surgem a respeito da doação de sangue, é importante ressaltar que, para doar, é preciso ter tomado a dose da vacina contra a Covid-19 há, no mínimo, 7 dias. No caso da vacina da gripe (influenza), ter tomado a dose há, no mínimo, 2 dias. Caso tenha contraído Covid-19, pode doar sangue após 30 dias.  – É fundamental estarmos atentos às necessidades da população. E, mais ainda, em tempos de pandemia. Doar sangue também é um ato de cidadania – afirmou o secretário de Cidadania, Renato Moura.

 

O que é necessário para doar:

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);

– Estar bem de saúde;

– Ter entre 16* e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– Pesar no mínimo 50 Kg;

– Não estar em jejum.

– Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.