EM PAUTA

Home > EM PAUTA > Instituto Aupaba lança projeto de turismo regenerativo sustentável nas favelas do Rio

Instituto Aupaba lança projeto de turismo regenerativo sustentável nas favelas do Rio

Iniciativa inédita promove aproveitamento integral de alimentos e mapeia negócios sustentáveis nas comunidades cariocas

O conceito de turismo regenerativo chega às favelas cariocas por meio do projeto “Jornada Inovadora do Turismo”, desenvolvido pelo Instituto Aupaba em parceria com a Chef Regina Tchelly, do ‘Favela Orgânica’. A iniciativa inédita foi lançada no dia 5 de julho e continua agora no dia 12, com workshop gratuito de gastronomia sustentável, desta vez para osr moradores das favelas da Mangueira, Providência, Tuiuti, Maré e Salgueiro.

Regenerar significa dar uma nova existência, restaurar, mudar para melhor ou reconstituir algo. É exatamente isso que pretende o Instituto Aupaba com o projeto, que tem previsão de ser concluído até setembro e vai criar um roteiro que valoriza a sustentabilidade ambiental e social nas comunidades.

“No meu workshop, trago uma proposta de consciência e respeito pela comida e pelo planeta, com receitas de aproveitamento integral dos alimentos, saborosas, nutritivas, de baixo custo e alto valor afetivo. É a força da cozinha de afeto e dos saberes populares transformando realidades”, afirma Regina Tchelly.

O turismo regenerativo vai além do conceito tradicional de turismo sustentável. Enquanto o sustentável busca minimizar impactos negativos, o regenerativo visa criar impactos positivos, restaurando e melhorando os destinos visitados.

O projeto se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, já que o turismo tem papel fundamental na implementação da Agenda 2030. Como uma das maiores indústrias do mundo, o setor tem grande potencial para gerar empregos, reduzir a pobreza e promover igualdade social e econômica.

“Planejamos mapear os pequenos empresários das comunidades, destacando seus talentos e habilidades, seja nas áreas de gastronomia, cultura, arte, artesanato e beleza, entre outras. No roteiro, vamos descobrir talentos e vocações e trazer o perfil de cada favela”, explica Luciana De Lamare, presidente do Instituto Aupaba.

A Chef Regina Tchelly traz em sua trajetória a experiência da sustentabilidade prática. Natural da Paraíba, ela se incomodou com o desperdício de alimentos nas feiras livres cariocas quando chegou ao Rio. “Quando cheguei ao Rio de Janeiro vi o volume e a quantidade de alimentos sendo desperdiçados nas feiras livres da cidade. Foi uma das coisas que mais me incomodou, porque lá na Paraíba a gente sabe como aproveitar tudo”, conta.

O roteiro de turismo regenerativo vai incrementar negócios nas favelas com respeito à sustentabilidade, promovendo transformação social. “Mais do que capacitar, queremos fomentar o orgulho local, impulsionar a economia comunitária e promover um turismo que valorize as raízes culturais e a sustentabilidade”, destaca De Lamare.

O Instituto desenvolveu uma plataforma online com mais de 20 vídeos de treinamento sobre temas como empreendedorismo, inglês básico para turismo e práticas ambientais, complementados por cinco publicações didáticas voltadas para educação ambiental, gastronomia sustentável, hospedagem comunitária, inclusão digital e desenvolvimento de negócios.

A iniciativa representa uma abordagem inovadora que conecta sustentabilidade ambiental, desenvolvimento social e geração de renda nas comunidades cariocas.

SERVIÇO:

Workshop “Gastronomia sustentável” com a Chef Regina Tchelly

  • Data: 12 de julho, sábado

  • Horário: 9h30 às 13h

  • : Sindicato dos Metalúrgicos – Rua Ana Nery, 152, Benfica

  • Inscrições: https://forms.gle/332EZFGjPtThh5cg7

  • Totalmente gratuito –  Vagas limitadas