EM PAUTA

Home > EM PAUTA > Jehane Saade: Uma Voz Empreendedora e Artística no Cenário Cultural

Jehane Saade: Uma Voz Empreendedora e Artística no Cenário Cultural


A cantora e fundadora da One Real brilha no Rio Innovation Week, ao mesmo tempo em que prepara o espetáculo “A Princesa do Líbano”, dirigido por Fausto Fawcett

A cantora e empreendedora Jehane Saade foi personalidade em destaque no Rio Innovation Week, na sexta-feira, dia 16 de agosto, no ìer Mauá, RJ.  O evento reuniu em quatro dias 185 mil pessoas.  A cantora vem consolidando-se como uma das novas lideranças criativas no Brasil. À frente da One Real (onereal.tv), uma plataforma que reúne artistas emergentes em eventos, saraus, podcasts e séries, Jehane traz uma visão inovadora no mercado cultural. Além de coordenar campanhas de marketing cultural e casting para marcas, ela integra práticas ESG em “planos de bolso” adaptáveis, e visa expandir a influência da One Real do analógico agora para o cenário digital: “Já estamos produzindo e atuando desde 2019, quando entre milhares de inscritos fui selecionada no edital do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação com a solução da marca. A ideia do hub é abrir novas portas oferecendo agora, um serviço de streaming brasileiro de música, que terá gestão financeira e registro de direitos autorais através da tecnologia blockchain. O Rio Innovation Week é uma oportunidade incrível para conectar com novos parceiros”, explicou Jehane.

Paralelamente a atuação nos negócios, Jehane também está imersa em seu lado artístico. Aprovada para captação de recursos, ela prepara o espetáculo musical “A Princesa do Líbano”, dirigido por Fausto Fawcett. Este projeto, profundamente pessoal, revela um lado mais íntimo da artista, trazendo à tona músicas e momentos de sua vida que ela ainda não havia mostrado ao mundo. “Este espetáculo é como um diário pessoal do meu ‘lado B’. Todas as músicas que compus com grandes autores e todas as experiências que vivi desde que comecei na música, estarão lá. É uma oportunidade de mostrar ao público um outro lado da minha jornada”, compartilhou Jehane.

Fausto Fawcett, conhecido por sua contribuição inovadora à estética pop no Brasil, viu em Jehane a representação perfeita para uma personagem contemporânea que combina sofisticação com uma acessibilidade urbana. “As pessoas me reconheceram no episódio do lançamento do Centro Cultural Brasil-Líbano em São Paulo e me afirmaram como a Princesa do Líbano. Fausto quis trazer essa persona, que é um tanto incompreendida, mas que também é acessível e real. Ele desejou criar algo que ninguém imaginaria: estar ao lado de uma legítima princesa do Líbano, de maneira tão próxima”, revelou Jehane.

Essa visão artística também encontra raízes profundas no legado familiar de Jehane. Seu tio, Humberto Saade, foi um dos maiores visionários da moda no Brasil, responsável por lançar Luiza Brunet no mercado internacional e protagonizar o primeiro desfile de uma marca brasileira no exterior, especificamente em Milão. A família Saade não só vestiu a sociedade brasileira nas décadas de 1940 e 1950, através da marca DJON, mas também inovou em diversos setores, lançando produtos icônicos como champanhe a bordo de aviões e colchões de luxo. “Lembro-me que meu tio não gostava quando as pessoas ignoravam sua história. Ele mandava ler e pesquisar. Quando perguntei a ele sobre a diversidade de produtos que lançou, e como isso era visto, ele dizia que muitos não compreendem mentes visionárias. Eu me sinto assim também quando falo da sofisticação da One Real”, contou Jehane.

Este espírito inovador e vanguardista foi inspirado pela matriarca da família, Salime Saade, que trouxe o comércio da moda do Líbano para o Brasil, expandindo-o para Caracas, França, Rio de Janeiro e Beirute. “Minha avó foi uma líder à frente de seu tempo”, afirmou Jehane, destacando a influência duradoura de sua avó no seu próprio percurso.

Na fotografia que acompanha a reportagem, vemos Luiz Claudio Mandarino, sócio e diretor da Sai do Papel, junto a alguns empresários que integram o ArcaHub, um espaço físico dedicado à inovação, onde a One Real também está hospedada.

Vale destacar que o hub de inovação fica em Ipanema e faz parte do Grupo Sai do Papel, empresa fundada por Carlos Júnior, que também é co-fundador do Rio Innovation Week. O nome “One Real” reflete uma sátira ao valor atribuído à cultura, muitas vezes vendida “a troco de bananas”, mas que, na verdade, simboliza a realeza e a importância da arte em um momento de transformação social.