EM PAUTA

Home > EM PAUTA > Reunião itinerante da Sociedade Civil da Barra da Tijuca sobre Segurança com a Associação de Moradores do Quintas do Rio

Reunião itinerante da Sociedade Civil da Barra da Tijuca sobre Segurança com a Associação de Moradores do Quintas do Rio

Em (12/07), foi realizada a reunião itinerante com a Sociedade Civil Organizada da Barra da Tijuca sobre segurança e mobilidade urbana em determinadas áreas da Barra da Tijuca. O encontro foi organizado pela Associação de Moradores do Quintas do Rio (AMQR) e aconteceu na sede administrativa do condomínio Quintas do Rio. A AMQR é presidida por Robson Barreto, que foi o anfitrião do evento e que também está à frente nas ações da Sociedade Civil da Barra da Tijuca, em conjunto com Bernardete Casadei, uma das moderadoras dos grupos de alerta da região.

O encontro reuniu lideranças, síndicos, presidentes de entidades e associações de moradores para debater e discutir assuntos de interesse dos moradores da Barra da Tijuca, tais como Ordem Pública, Segurança e Mobilidade Urbana com os órgãos componentes na área de segurança da região, como os representantes da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Operação Barra Presente. É muito importante essa mobilização dos síndicos e lideranças integrada à Sociedade Civil Organizada e aos órgãos públicos competentes, agregando valor e somando forças, visto que esta área da região está crescendo comercialmente e precisa ter um novo olhar e um policiamento mais ostensivo.

No evento, a mesa de convidados contou com as seguintes participações: Inspetor Luciano dos Santos, da 7ª Inspetoria da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e Subdiretor Técnico de Ordenamento da Cidade; Subtenente Machado, Subcoordenador do Barra Presente; Tenente Couto, Coordenador do Barra Presente; Tenente Dias, do 31º BPM, Comandante da 1ª Companhia da Barra e Tenente Falcão, do 31º BPM; Comandante da Companhia do Itanhangá. Na ocasião, todos os convidados se apresentaram com um breve discurso e uma prestação de contas sobre as suas últimas ações.

O Inspetor Luciano, da Guarda Municipal, destacou o trabalho que desenvolve de apoio à mobilidade urbana, e informou que estão trabalhando para a melhoria de suas funções, com contingente mais qualificado e mais tecnologias. O Inspetor também mencionou a importância da participação da sociedade civil organizada para a melhoria dos trabalhos. Em uma de suas falas, o Tenente Dias, do 31º BPM, informou que o 31º BPM trabalha com as estatísticas que recebem todas as manhãs e mencionou a importância do registro de ocorrência, que agora pode ser online Destacou que a comunicação é muito importante e deve ser frequente como a atuação dos grupos de alerta, que são importantes, mas não substituem a Central 190.

O Tenente Couto, Coordenador do Barra Presente, informou a área de atuação da Operação no bairro: Cidade das Artes, Parque das Rosas e Jardim Oceânico até a entrada da Barra da Tijuca, destacando que a área de atuação do Segurança Presente é determinada pela Superintendência da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro (SEGOV). Tenente Couto também informou que as ações a partir do último dia 17 de junho contam com cerca de 80 a 100 abordagens por dia, com o objetivo de promover a maior segurança possível com o conceito de polícia de proximidade, dando assistência ao cidadão. Além disso, destacou a tradicional e relevante reunião mensal do 31º Conselho Comunitário de Segurança (31º CCS), que é o canal oficial do batalhão da região, onde todos os representantes e órgãos públicos estão presentes para expor e ouvir as demandas da sociedade civil organizada acerca da segurança da região.

Durante o encontro houve a participação de todos os presentes, interagindo com perguntas para os convidados da mesa. Também foram citadas e levantadas várias questões acerca da segurança e da ordem pública no entorno do Bosque da Barra, tais como: a grande incidência de assaltos, assaltos de moto, sequestros relâmpagos e a falta de sensação de segurança na passagem do condomínio Novo Leblon, nas saídas da estação do BRT Bosque da Barra e nas suas proximidades. Além disso, houve o debate sobre as questões da desordem urbana, principalmente com os constantes “pegas de motos”, vendas de quentinhas e apelo de mais atenção ao período noturno e choque de ordem nesta área do bairro.

Ao longo do evento foi disponibilizado o contato do Disque-denúncia: (21) 2253-1177 e o número funcional do Programa Bairro Presente Américas: (21) 97624-6649, que atende está região do bairro.

Participaram do evento: Márcio Cetel e Patrícia Paixão, assessores do vereador Carlo Caiado, atual presidente da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro; Michel Marques, Relações Pública da Faculdade Souza Marques, que está se instalando nesta área da região e iniciará suas atividades no início de 2025; representantes do Clube da Aeronáutica Barra da Tijuca e Associação Laguna Barra; síndicos, representantes e moradores dos condomínios: Américas Park, Santa Marina, Riviera da Lagoa, Quintas do Rio, Del Lago, Alphaville Barra da Tijuca, Solar da Barra, Nau da Barra, Sol da Barra da Tijuca, Portal do Parque, Portal do Bosque , AlphaLand e Alpha Green.