JACAREPAGUÁ E VARGENS

Home > JACAREPAGUÁ E VARGENS > Artistas grafitam muro da igreja Nossa Senhora da Penna em Jacarepaguá, RJ

Artistas grafitam muro da igreja Nossa Senhora da Penna em Jacarepaguá, RJ

Uma das mais antigas igrejas de Jacarepaguá, a Igreja de Nossa Senhora da Penna, ganhou artes pintadas em grafites artísticos em seu muro na Ladeira da Freguesia, em Jacarepaguá na Zona Oeste do Rio.

De acordo a história em 8 de setembro de 1661, um negrinho escravo perdeu uma vaca de seu senhor e pelo mesmo fora ameaçado de uma surra se não a encontrasse. Na sua aflição pediu proteção à Virgem. Qual não foi sua surpresa ao olhar esta colina, viu Nossa Senhora apontando aonde se encontrava a rês. Milagre, também presenciado pelo fazendeiro que em reconhecimento mandou construir aqui uma ermida e alforriou o escravo, que foi o primeiro registro de alforria no Brasil-colônia.

Em 1664, o padre Manuel de Araújo, ergueu a igreja. Uma edificação afortalezada, de paredes espessas de madeira de lei, contra o abuso no travejamento e ante a ameaça de pirataria e temendo as flechas dos índios. “Casa para rezar e defender cristãos”.  É a mesma desde então, já passou por várias reformas, e é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Nossa Senhora da Penna é a Padroeira das Artes, das Ciências e da Imprensa e Protetora do bairro de Jacarepaguá.

Quem vai até a paróquia se deslumbra com o panorama de Jacarepaguá que se descortina a 170 metros de altura, circundado pelos maciços da Tijuca, da Gávea e pelas serranas de Guaratiba; vê o oceano ao longe e a mais variada paisagem de um bairro que vive e floresce sob a proteção da Virgem.