JACAREPAGUÁ E VARGENS

Home > JACAREPAGUÁ E VARGENS > Artistas grafitam muro da igreja Nossa…

Artistas grafitam muro da igreja Nossa Senhora da Penna em Jacarepaguá, RJ

Uma das mais antigas igrejas de Jacarepaguá, a Igreja de Nossa Senhora da Penna, ganhou artes pintadas em grafites artísticos em seu muro na Ladeira da Freguesia, em Jacarepaguá na Zona Oeste do Rio.

De acordo a história em 8 de setembro de 1661, um negrinho escravo perdeu uma vaca de seu senhor e pelo mesmo fora ameaçado de uma surra se não a encontrasse. Na sua aflição pediu proteção à Virgem. Qual não foi sua surpresa ao olhar esta colina, viu Nossa Senhora apontando aonde se encontrava a rês. Milagre, também presenciado pelo fazendeiro que em reconhecimento mandou construir aqui uma ermida e alforriou o escravo, que foi o primeiro registro de alforria no Brasil-colônia.

Em 1664, o padre Manuel de Araújo, ergueu a igreja. Uma edificação afortalezada, de paredes espessas de madeira de lei, contra o abuso no travejamento e ante a ameaça de pirataria e temendo as flechas dos índios. “Casa para rezar e defender cristãos”.  É a mesma desde então, já passou por várias reformas, e é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Nossa Senhora da Penna é a Padroeira das Artes, das Ciências e da Imprensa e Protetora do bairro de Jacarepaguá.

Quem vai até a paróquia se deslumbra com o panorama de Jacarepaguá que se descortina a 170 metros de altura, circundado pelos maciços da Tijuca, da Gávea e pelas serranas de Guaratiba; vê o oceano ao longe e a mais variada paisagem de um bairro que vive e floresce sob a proteção da Virgem.