Além das publicações impressas, o veículo pretende distribuir conteúdo em canal do YouTube, site e redes sociais
O empresário Alexandre Accioly foi o escolhido para a primeira capa
Nesta quarta-feira, dia (19/3), a revista Manchete, título de sucesso sobretudo nas décadas de 1970 e 1980, está oficialmente de volta, com uma nova proposta. Sob a liderança do empresário Marcos Salles, o veículo pretende direcionar a cobertura para os cenários de cultura, negócios e entretenimento do Rio de Janeiro.
“Pensamos em mostrar coisas que vem dando certo no Rio de Janeiro, na área da cultura, dos esportes, dos negócios e do entretenimento, sem aquele viés do factual político e econômico, que tantos veículos já fazem”, explica Marcos Salles, que foi executivo da área comercial da Manchete na década de 1990, quando a publicação fazia parte da Editora Bloch.
A ideia de retomar a marca e investir no segmento editorial partiu da análise de que os veículos, de forma geral, não conseguiram fazer a transição do meio impresso para o digital da maneira correta. Na visão de Salles, o principal erro dessa área está no fato de que, embora revistas e jornais tenham seus canais digitais, essas plataformas não conversam, entre si, de maneira fluida.
Foi a partir dessa percepção que o executivo idealizou a empreitada, com a proposta de criar um veículo que combinasse diferentes canais de mídia, de forma mais natural. Ao concluir que a marca Manchete seria a mais adequada para batizar o projeto, Salles adquiriu, no ano passado, os direitos de uso da propriedade e passou os últimos meses trabalhando no novo projeto do veículo.
A publicação terá edição impressa, mas trará novidades na era digital. Cada colunista entrevistador poderá ser assistido em vídeo através de QRCODE na página da revista.
Salles trabalhou na Manchete, quando cuidou da circulação e das edições de maiores recordes de venda, como a de Carnaval. Agora, ele retorna como proprietário da marca, que adquiriu no final de 2024 após negociações com o empresário Marcos Dvoskin, que também edita a revista Pais&Filhos e havia conquistado a marca Manchete em leilão judicial.
O digital da nova Manchete estará hospedado no R7, do grupo Record, e as entrevistas exibidas na TV Max, na Net.
As gravações das entrevistas já estão sendo realizadas em um estúdio no Recreio dos Bandeirantes e no primeiro número, é claro, terá a cobertura do Carnaval. Nesta fase inicial, a revista terá o foco no Rio de Janeiro.
A nova Manchete, segundo Salles, nascerá a partir de reportagens para o YouTube, produzidas por uma equipe de 20 colunistas, que também farão o papel de repórteres, encarregados de contar histórias e mostrar personagens dos cenários da música, negócios, esportes e do lifestyle carioca. Fabio Ramalho, Mariana Leão e Pedro Guimarães estão entre os membros do time, cujas reportagens, além do canal da TV Manchete no YouTube, alimentarão também as redes sociais da publicação. O conteúdo também será exibido na TV Max Rio, canal de TV local.
A partir do conteúdo dos vídeos serão elaboradas as reportagens e temas da revista, que nessa primeira fase terá edições bimestrais, com bastante espaço para fotos, tal como era a Manchete original. A tiragem inicial será de 10 mil exemplares. De forma complementar, conteúdos extras sobre as reportagens e uma cobertura mais dos assuntos cotidianos formarão o site da Manchete, que também entrará no ar nos próximos dias.
“A ideia é apresentar um Rio de Janeiro que até mesmo muitos cariocas não conhecem. Queremos mostrar o lado bom do Rio, dando espaços a empresários, personalidades e pessoas que estão fazendo a cidade e o estado acontecerem”, resume. Como apoio para a visibilidade e distribuição de conteúdo, Salles conta que o portal da Manchete ficará hospedado no R7.com, plataforma digital da Record.
Para celebrar o lançamento do projeto, a Manchete promove na noite dessa quarta-feira, 19, um evento no teatro Adolpho Bloch, no Rio de Janeiro, para convidados e formadores de opinião, marcando o lançamento da publicação.
Para marcar o retorno da Manchete, a diretoria da publicação e a agência 11:21 criaram uma campanha que destaca o retorno – e a nova roupagem da publicação – e o Rio de Janeiro, cidade que não apenas é a sede, como também o assunto da nova publicação.
O conceito “Rio, 360 graus será apresentado oficialmente no evento da noite desta quinta-feira, 19. A campanha também estará em mídia out-of-home, rádio , digital, redes sociais, TV e em anúncios impressos.