Evento ampliou a oferta turística fluminense, reunindo cerca de 60 mil pessoas, durante os quatro dias da edição 2024
A terceira edição da ExpoRio Turismo, maior evento de turismo do estado do Rio de Janeiro, encerrou as suas atividades na noite de domingo (30/7). Durante os quatro dias de exposição (27 a 30 de junho), cerca de 60 mil pessoas passaram pelo Complexo Lagoon, na Zona Sul do Rio, e puderam conhecer um pouco mais sobre as 12 regiões turísticas do Estado.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, com a parceria institucional da Fecomércio RJ, e o apoio do Sesc RJ e do Senac RJ, o evento contou com com a participação de diversos palestrantes renomados, como os atletas Diego Ribas e Giovane Gávio; Antônio Rodrigues, dono da rede Belmonte; Luiz Calainho, sócio do Blue Note; e Alexandre Accioly, sócio do Roxy. Os visitantes também puderam desfrutar de diversas atrações musicais, além de variadas opções de gastronomia, artesanato, produtos rurais e lazer para toda a família.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltou a potência do evento para a divulgação do estado, ampliando a oferta turística e gerando cada vez mais oportunidades de atração de turistas para o interior do RJ. – Ao longo desses dias, transformamos o Lagoon na casa do turismo fluminense. Tivemos um resultado muito expressivo em todas as atividades da ExpoRio Turismo e demos mais um importante passo para as ações de promoção nas 12 regiões turísticas do estado. Tivemos a expressiva participação dos municípios do interior, que trouxeram para a capital seu artesanato, cultura, gastronomia e sua história. A sensação é de dever cumprido. Não tenho dúvidas que a ExpoRio Turismo está consolidado, definitivamente, no calendário de grandes eventos do Rio de Janeiro. – disse Tutuca.
Balanço positivo durante os dias de evento
Nos quatro dias, a ExpoRio Turismo apresentou as experiências e atrativos dos 92 municípios que compõem o Estado. Ao todo, 55 municípios participaram presencialmente do espaço institucional onde os representantes tiveram a oportunidade de mostrar o que há de melhor nos seus destinos. A Plenária Sesc RJ/Senac RJ contou com um total de 16 horas de palestras, somando 21 painéis e capacitações e cerca de 100 palestrantes no total.
No último dia do evento, a ExpoRio teve a participação do secretário Nacional de Turismo, Milton Zuanazzi, que integrou o painel sobre Turismo Comunitário. – O Turismo de Base Comunitária e o desenvolvimento de produtos locais não só atraem mais turistas como os fidelizam. Eles vêm uma vez e querem voltar sempre, o que é muito importante para um turismo mais sólido e sustentável – afirmou Zuanazzi.
O espaço “Vivências do Rio”, dedicado ao Artesanato do RJ, teve a representação das 12 regiões turísticas. Os 92 municípios participaram do pavilhão dedicado às técnicas e à pluralidade dos trabalhos feitos pelos 653 artífices, que tiveram suas peças exibidas, em um esquema de rodízio, durante os 4 dias. No espaço do Turismo Rural, 31 agroindústrias da agricultura familiar estiveram presentes ofertando produtos de relevância turística.
O último dia de evento também apresentou uma ampla programação artística nos palcos, dedicada às cidades do interior. O show de encerramento ficou a cargo da banda “Blitz”, que agitou o palco principal com clássicos da década de 80. Considerada uma das bandas mais influentes do rock nacional, o grupo foi responsável por finalizar as atividades artísticas da ExpoRio Turismo.
Ao todo, a ExpoRio Turismo teve 4 shows com grandes artistas da música brasileira, além de 30 manifestações culturais de municípios do interior do Estado. No palco “Blue Note”, 8 músicos se apresentaram, além da participação de 18 artistas regionais que se apresentaram na Orla #tônoRio.
ExpoRio Turismo em números
21 painéis e capacitações;
100 palestrantes;
16 horas de palestras;
60 mil inscritos nos 4 dias de evento;
4 shows com grandes nomes de música brasileira (Mumuzinho, Toni Garrido, Pretinho da Serrinha e Banda Blitz);
30 manifestações culturais de municípios do interior;
31 expositores de agroindústrias, pertencentes ao roteiro de Turismo Rural do Estado;
653 artesãos das 12 regiões turísticas, expondo em formato de rodízio (Programa de Artesanato do Estado do RJ);
77 estandes de artesanato;
8 artistas no palco “Blue Note”;
18 artistas regionais no palco #tônoRio.