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Prefeitura do Rio assina contrato para implantação do transporte aquaviário na Barra e em Jacarepaguá

A Prefeitura do Rio oficializou, na quarta-feira, dia (17/9), o contrato de concessão do novo sistema de transporte aquaviário de passageiros que atenderá a Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A empresa vencedora da licitação iniciará as obras pela Lagoa da Tijuca e terá prazo de um ano para começar a operar. Segundo o contrato, as tarifas serão compatíveis com as cobradas nos demais transportes municipais.

O sistema contará com quatro linhas — Jacarepaguá, Lagoa da Tijuca, Joatinga e Marapendi. As estações terão painéis informativos sobre horários e a quantidade de assentos disponíveis em cada embarcação. O investimento total é de R$ 101 milhões.

A assinatura do contrato foi celebrada pelo presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado (PSD), que destacou a importância do projeto:

“O transporte aquaviário na Barra e em Jacarepaguá vai transformar a vida de milhares de moradores e trabalhadores. Essa é uma luta antiga, de mais de dez anos, para que o sistema lagunar fosse aproveitado, desafogando o trânsito e melhorando a mobilidade. Ver esse projeto sair do papel é uma grande conquista para a cidade”, afirmou.

Números do projeto

De acordo com o Censo de 2020, cerca de 16% da população carioca vive na área de influência da Barra, Recreio, Jacarepaguá e arredores — sendo Jacarepaguá o bairro mais populoso da cidade. O crescimento populacional, somado aos congestionamentos crônicos da região, reforçou a necessidade da implantação do sistema.

A demanda prevista é de mais de 81 mil passageiros por dia útil. O concessionário terá direito de explorar o serviço por 25 anos e deverá construir e operar cinco terminais obrigatórios, conectando pontos estratégicos como o Metrô Jardim Oceânico, Linha Amarela, Rio das Pedras, Muzema e Gardênia. Também poderá propor novos locais de embarque e desembarque.

Segundo a prefeitura, a proposta amplia a integração da malha viária e metroviária — como BRT, BRS e metrô —, promovendo uma solução sustentável e alternativa para o transporte público.

Tentativas anteriores

A iniciativa não é nova: duas licitações anteriores para o transporte aquaviário nas lagoas da Barra, Jacarepaguá e Recreio terminaram sem interessados. O projeto original previa 16 linhas, com investimento privado de R$ 95,3 milhões e expectativa de atender até 90 mil passageiros por dia.

Na época, a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) já havia sinalizado que republicaria o edital. Agora, com ajustes no escopo e na estrutura do projeto, a proposta finalmente avança.