Sem categoria

Home > EM DESTAQUE > Alunos do Franco produzem luz com garrafas pet e tubos de PVC

Alunos do Franco produzem luz com garrafas pet e tubos de PVC

Em parceria com a ONG Litro de Luz, presente no Brasil desde 2014, estudantes do Colégio Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, aprenderam, recentemente, como parte das aulas de Física e Química, a confeccionar um equipamento à base de garrafas pet e tubos de PVC para levar luz a localidades que não contam com redes de energia elétrica.

 

A iniciativa deu tão certo que os estudantes, com apoio de professores e da direção da ONG, agora querem identificar comunidades do Estado do Rio onde o experimento possa ser instalado.

– Sensibilizados com a falta de iluminação ou a iluminação precária dentro das casas da população de baixa renda, nossos estudantes compreenderam como essa questão impacta a rotina de milhares de brasileiros em todas as faixas etárias. Com a mão na massa, interpretando manuais e com o apoio do time pedagógico, os alunos aprenderam também como desenvolver a solução: construíram lampião solar e poste solar a partir de materiais simples como garrafas PET e canos de PVC – explica Priscila Resinentti, professora de Biologia do Franco.

 

A falta de ou a má iluminação dentro das casas dificulta o estudo das crianças, o trabalho, a realização de atividades básicas, além de gerar risco de incêndio e, no caso do Candeeiro (lampião à querosene), fazer mal à saúde e ser poluente.

A ONG Litro de Luz utiliza materiais simples para tornar a iluminação solar acessível para a população de baixa renda, levando luz para a vida daqueles que ainda não têm acesso adequado à energia elétrica. A entidade capacita os moradores para a instalação, replicação e manutenção da tecnologia.