ZAPPEANDO

Home > ZAPPEANDO > Prêmio Líderes de Acessibilidade anuncia vencedores da edição 2025 durante o Link Festival

Prêmio Líderes de Acessibilidade anuncia vencedores da edição 2025 durante o Link Festival

Iniciativa celebra pessoas e organizações que têm impulsionado a transformação digital com inclusão, impacto social e acessibilidade. Cerimônia de premiação aconteceu no maior evento de acessibilidade digital da América Latina, promovido pela Hand Talk

Representante do Vínculo.app, Marcos Vinni, Ronaldo Tenório e Reinaldo Ferraz (Ceweb.br) Crédito: Catuaí Conteúdos

A 4ª edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade anunciou os vencedores durante o Link Festival 2025, que aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto. O projeto reconheceu pessoas e empresas que têm promovido mudanças reais na sociedade por meio da inclusão digital. Os premiados foram indicados em quatro categorias: Profissionais de Acessibilidade, Influenciadores em Acessibilidade, Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web (setor privado e público) e Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web (organizações sem fins lucrativos).

Os vencedores deste ano foram:

Profissionais de Acessibilidade – Pedro Avelar (Peu), fundador e CEO da Criatípica, consultor, palestrante e empreendedor especializado em acessibilidade, neurodiversidade e inovação, com mais de 15 anos de atuação em ESG, diversidade e sustentabilidade.

Influenciador em Acessibilidade – Marcos Vinni, influenciador surdo, palestrante e ator que retrata com leveza e criatividade o cotidiano da Comunidade Surda. É conhecido por seus personagens autorais, em especial Márcia, figura icônica com peruca loira, amplamente reconhecida no cenário da comunidade surda.

Iniciativa de Acessibilidade Web — Organizações Públicas e Privadas – Vinculo.app, plataforma digital para educação especial e inclusiva, baseada em inteligência artificial, que auxilia professores no aprendizado de estudantes com deficiências, TEA, TDAH, dislexia, discalculia e outros transtornos de aprendizagem.

 

Iniciativa de Acessibilidade Web — Organizações Sem Fins Lucrativos – Ceweb.br, Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br, dedicado a promover uma web aberta, acessível, inclusiva e baseada em padrões e dados abertos.

 

Realizada pela Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, a premiação valoriza projetos e vozes que contribuem para tornar o ambiente digital mais inclusivo. “Nosso objetivo é dar visibilidade a quem está à frente de transformações significativas. A acessibilidade é um direito, e reconhecer quem trabalha por ela é fundamental para gerar mais impacto e conscientização”, afirma Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk.

A comissão julgadora da edição 2025 contou com nomes de destaque no ecossistema de inclusão e tecnologia, responsáveis por selecionar cinco finalistas por categoria e um vencedor. A cerimônia fez parte da programação oficial do Link Festival, consolidado como o maior evento de acessibilidade digital da América Latina, reunindo especialistas, empresas e iniciativas que pensam o futuro da inclusão no ambiente digital.

O Link Festival 2025 recebeu o patrocínio do Google, Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Claro e Itaú, além do apoio do Sebrae-AL, Agência Tambor, Produtora Catuaí, Web Para Todos e Pine, holding de comunicação que integra frentes de PR e conteúdo para marcas inovadoras.

A Hand Talk, organizadora do festival, é uma empresa com mais de 12 anos de atuação, que oferece duas soluções principais: o Hand Talk Plugin, que leva acessibilidade a sites, e o Hand Talk App, que traduz palavras para Libras e ASL. Já traduziu mais de 3,3 bilhões de palavras e tem clientes como Samsung, LG, Claro, Grupo Casas Bahia, entre outros. Reconhecida por prêmios internacionais, foi adquirida em 2025 pela Sorenson, líder global em comunicação para pessoas surdas.