ZAPPEANDO

Home > ZAPPEANDO > Programa Replantando Vida leva Cedae à final do Prêmio ANA 2023

Programa Replantando Vida leva Cedae à final do Prêmio ANA 2023

Com 22 anos de atividades e 26 premiações de sustentabilidade e responsabilidade social, o Replantando Vida, programa socioambiental da Cedae, é um dos finalistas do Prêmio ANA 2023, idealizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. O vencedor será conhecido em cerimônia que acontecerá no dia 6 de dezembro, em Brasília (DF).

A premiação destaca e reconhece ações que contribuam para a segurança hídrica, gestão e uso sustentável dos recursos hídricos, melhoria e ampliação dos serviços públicos de saneamento básico. O Replantando Vida disputa a categoria “Empresas de Médio e de Grande Porte” e concorre com projetos de uma organização privada do setor de eletrodomésticos e da empresa de saneamento de Manaus (AM).

O programa da Cedae une ressocialização de apenados do sistema prisional estadual e preservação ambiental. Os integrantes participam ativamente do ciclo de atividades da Companhia, realizando tarefas relacionadas ao tratamento de água, confecção de uniformes, jardinagem, serviços gerais, administrativos e operacionais.

O trabalho ambiental é o grande destaque, e os trabalhadores atuam em todas as etapas da cadeia produtiva da restauração florestal, que vão desde a coleta de sementes, produção de mudas florestais da Mata Atlântica, plantio, manutenção e monitoramento dos reflorestamentos para proteção e recuperação de mananciais hídricos.

O Replantando Vida mantém sete viveiros florestais – o último foi inaugurado no dia 1º de agosto, na Penitenciária Luis Fernandes Bandeira Duarte, no distrito de Bulhões, em Resende. Todos contam com a mão de obra de apenados dos regimes fechado, semiaberto, aberto e liberdade condicional que integram o convênio, fruto da parceria entre Cedae e Fundação Santa Cabrini (FSC). Os apenados recebem remuneração pelo serviço prestado (salário-mínimo nacional), auxílios transporte e alimentação, além do benefício de redução de um dia de pena para cada três dias trabalhados.

– Somos o maior empregador de mão de obra prisional do país, então, é sempre muito gratificante ver o reconhecimento do programa. Estamos na final e queremos o primeiro lugar, mas saber que já ajudamos a mudar de vida mais de 6 mil pessoas ao longo desses anos é o nosso maior prêmio – afirma Alcione Duarte, idealizador e gestor do Replantando Vida.

Sobre o Prêmio ANA

O Prêmio ANA está na oitava edição e é realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Em 2023, foram 618 inscrições de todos os estados e do Distrito Federal avaliadas por uma Comissão Julgadora em dez categorias, que considera os seguintes aspectos: efetividade, inovação, impactos social e ambiental, potencial de difusão, sustentabilidade, adesão social e aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Considerado o mais tradicional do setor de águas do Brasil, já contabilizou mais de 2,9 mil trabalhos inscritos e premiou 48 projetos que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento do país, a partir de boas práticas no cuidado de suas águas.

Fotos: Leo Ripamonti / CEDAE