Por Márcia Thimóteo
Esta semana entrevistamos Gilda Pitombo. Doutoranda em Arte na UERJ, mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Veiga de Almeida, psicóloga pela UFRJ e Título de Psicanalista pela Sociedade Iracy Doyle, Spid.
MÁRCIA THIMÓTEO – Gilda você é a idealizadora e coordenadora do Projeto Interlocuções: Psicanálise, Literatura e Arte, na Cidade das Artes na Barra da Tijuca – RJ, há seis anos, aberto ao público interessado em dialogar e trocar saberes. O que te motivou investir nesse projeto ?
GILDA PITOMBO – A interlocução da Psicanálise com a Literatura sempre me interessou muito, na medida que enriquece a transmissão dos saberes. Freud já dizia que os escritores e os poetas estavam à frente dos psicanalistas e precisavam aprender muito com eles, pois são os grandes conhecedores da alma humana. O objetivo desse espaço na Cidade das Artes sempre foi de criar um diálogo entre a literatura e a psicanálise, porém esses dois campos do saber não se dão sem atritos. A proposta também se vinculou ao debate cinematográfico de alguns filmes como ‘ Valmont”, uma versão do clássico “ Ligações Perigosas”. O retorno do público, da mais eclética faixa etária, e sempre tão ávido por assimilar e trocar novas formas de conhecimento, que sempre me motivou a continuar criando multiplicidade de temas variados, como estudar a Divina Comédia de Dante Alighieri, em que acomodávamos presencialmente quase 40 pessoas todas as sextas-feiras.
MÁRCIA THIMÓTEO – Na sua observação, qual tem sido o real interesse prático do público sobre Filosofia, Arte e Literatura?
GILDA PITOMBO -Acho que a diversidade dos temas ao longo desses anos fez a diferença! Abordamos as matrizes do individualismo moderno na literatura de forma muito aprofundada. Acredito ter despertado um grande público para o desejo de saber. Certa vez, escutei de uma participante, que ela havia sido salva da depressão por freqüentar o projeto Interlocuções.
MÁRCIA THIMÓTEO – O mercado tem demandado dos Empresários novas habilidades. O que você recomenda?
GILDA PITOMBO -Recomendo sempre fugir da superficialidade, evitar análises corridas e por isso bastante generalizadas, assim como a de oferecer ao empreendedor, elementos para entender o presente com base na compreensão do passado e depois aprofundar com os clássicos, sempre nos orientando vivamente.
MÁRCIA THIMÓTEO – Você está lançando um curso de Pós Graduação Psicanálise e Literatura junto com Deonísio da Silva, Doutor em Letras pela USP e que lidera na BandNews FM o programa “Sem papas na língua”. Me conte mais sobre essa parceria incrível !
GILDA PITOMBO -A proposta dessa pós graduação em Psicanálise e Literatura: a força das palavras, visa o diálogo fértil desses dois saberes. Toda palavra tem sempre um mais além, sustenta muitas funções, envolve muitos sentidos e a psicanálise trabalha fortemente com a força dos significantes que iremos aprofundar ao longo do estudo, assim como o conceito de Letra na teoria lacaniana. O objetivo é oferecer ao público instrumento para refletir sobre a sociedade atual com base na compreensão das diversas manifestações culturais perceptíveis ao longo de dois anos. Essa compreensão se daria através de análises da história, da literatura e da psicanálise, visando uma reflexão sobre a subjetividade na atualidade, fundamental para a práxis psicanalítica.
Contato: https://mulheresinrio.com.br/