COLUNAS

Home > COLUNAS > Marcialidade: Fundamentos do Kung fu

Marcialidade: Fundamentos do Kung fu

Por Márcia Thimóteo

Em nossa coluna esta semana temos a entrevista com a Mestre Ursula Lima sobre “Marcialidade: Fundamentos do Kung fu”.

 

Ursula Lima é co-autora do livro Marcialidade, da Coleção Fundamentos do Kung Fu, juntamente com Júlio Camacho e Ricardo Queiroz. Três Mestres de Kung Fu, companheiros de jornada, que se uniram para realizar uma obra grandiosa e de importante contribuição para o mundo das artes marciais. Principalmente para os admiradores dos conceitos, do pensamento clássico chinês, aplicados à vida moderna.

 

Márcia Thimóteo: O que levou a vocês três autores a escrever uma coleção sobre os Fundamentos do Kung Fu?

Ursula Lima: O Kung Fu ( 功夫 ) é um conceito chinês muito antigo e apesar de ser mundialmente conhecido como “Arte Marcial Chinesa”, seu entendimento é muito mais amplo. Costumamos traduzir como um “trabalho investido em algo para se alcançar uma habilidade ou competência” e essa habilidade, na maioria das vezes não é física, ao contrário do que se imagina.

A forma com que nós acessamos esse Kung Fu é através de um sistema marcial e portanto, físico. Mas as habilidades e competências desenvolvidas, serão infinitamente mais percebidas na atitude mental e emocional do artista marcial durante a vida.

A Coleção Fundamentos do Kung Fu foi pensada não somente no público que já usufrui dos benefícios da prática Marcial, mas na sociedade em geral, que terá a oportunidade de conhecer as competências humanas, que chamamos de Kung Fu, desenvolvidas por meio do aprendizado marcial.

 

Márcia Thimóteo: O Primeiro livro da coleção tem o título Marcialidade. O que é a Marcialidade? E o que o leitor, que não pratica artes marciais, vai encontrar no livro?

Ursula Lima: Marcialidade vem de Marte, o deus romano da guerra. Mas quando nos referimos ao símbolo da guerra, fazemos alusão ao que chamamos de “a grande guerra”, que é a guerra interior; o confronto que travamos conosco diariamente.

Marcialidade é a habilidade de “lutar”, herança que todos nós possuímos.

O Marcial expõe a natureza do ativo e da ação, fundamental para conquistar e transformar a realidade. É uma competência muito importante e que precisa ser resgatada e exercida.

Porém, é comum termos a nossa marcialidade desequilibrada, isto é, ou abafada durante toda uma vida, processo mais frequente com as mulheres, ou desgovernada, sem calibragem e refinamento.

Uma pessoa com habilidades marciais, sabe guerrear e faz uso desse conhecimento para suas conquistas, sejam por direitos, escolhas, mudanças ou por sua sobrevivência.

Desta forma, a marcialidade precisa ser desbloqueada, educada e amadurecida, e assim, utilizada somente quando necessária e de forma precisa.

 

Márcia Thimóteo: Certamente a Marcialidade precisa ser muito desenvolvida, principalmente por nós mulheres.  Então nos diga, onde podemos adquirir esse livro maravilhoso e tão importante para todas nós?

Ursula Lima: O livro pode ser comprado no site da Amazon.com ou pelo site www.fundamentosdokungfu.com. Tendo a possibilidade de receber online ou retirar em uma das escolas do Rio de Janeiro, nos bairros de Copacabana, Barra, Centro ou Ipanema.

E se quiserem saber mais sobre o livro temos o nosso Instagram que é “fundamentos do kung fu”.