COLUNAS

Home > COLUNAS > O Futuro é Feminino: ‘Women in Tech Brazil Awards’

O Futuro é Feminino: ‘Women in Tech Brazil Awards’

Por  Márcia Thimóteo

No dia 1º de Outubro, eu participei como convidada do ‘1º Women in Tech Brazil Awards’. Foi um evento de muita emoção com a premiação, reconhecimentos e homenagens à mulheres da área de tecnologia que foram finalistas em várias categorias de destaque,  por serem brasileiras que inovam, inspiram, transformam e fazem a diferença no mundo através da Tecnologia.

Tudo aconteceu no Museu do Amanhã, um lugar que é lindo e ícone da Cidade do Rio de Janeiro, sob a liderança da Embaixadora Women in Tech Brazil Lindalia Junqueira, vice presidente da Câmara de Comércio Exterior CAERJ, CISBRA.

Varias autoridades prestigiaram com sua presença e palestraram  em prol do fortalecimento e incentivo para ter mais jovens meninas e mulheres nas áreas de ciência e tecnologia. Dentre muitas autoridades destaco: o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações  Sr. Marcos Pontes; o Secretário de Empreendedorismo e Inovação no MCTI Sr. Paulo Alvim;  a Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher na Prefeitura RJ Sra.Joyce Trindade.

Conheci a CEO Global Women in Tech Sra. Ayumi Moore Aoki, uma carioca que fundou o Global Women in Tech, movimento de impacto social sem fins lucrativos em prol de mais mulheres em tecnologia, STEM (Science Technology, Engineering & Math), presente em 6 continentes, mais de 100 países, já com 70mil participantes e que  tem como propósito alcançar até 2030 a meta de 5 milhões de meninas e mulheres, em 4 pilares: educação, empreendedorismo, inclusão social e advocacia. Ela entrevistou  Mrs. Zarifa Ghafari, a 1ª. Mulher Presidente da  Câmara do Afeganistão, empresária, ativista, humanitária, em prol de igualdade de gênero. Foi emocionante e inspirador como zarifa usa sua voz para chamar atencao do mundo sobre os direitos das mulheres, e também na luta pelo acesso à educação das meninas afegãs.

O momento de divulgação das finalistas e das vencedoras de cada categoria foi outro ponto alto do evento. Ver aquelas mulheres subirem ao palco e serem reconhecidas, foi admirável. Das 7 categorias, destaco as vencedoras de cada uma delas:

MULHER LIDER GLOBAL: Este prêmio reconheceu a liderança exemplar pelo impacto significativo e positivo sobre um grupo de pessoas ou uma organização e seus objetivos. A  vencedora brasileira foi Tânia Cosentino , presidente da Microsoft no Brasil.

MULHER ALIADA DA TECNOLOGIA: O reconhecimento foi para Maria Augusta Torres, Líder de TI, Vendas e Soluções Q2C na IBM CIO e Líder do Grupo de Neurodiversidade cujas iniciativas ajudaram com sucesso a alcançar a diversidade na indústria de tecnologia.

MULHER PELO CONJUNTO DE SUA OBRA:  A  Ione de Almeida Coco, Presidente da Associação MCIO Brasil foi a vencedora pela jornada notável para o sucesso profissional realizado com esforço, habilidade e coragem.

MULHER MAIS DISRUPTIVAS EM TECNOLOGIA: A brasileira Nina Silva CEO do Movimento Black Money & D’Black Bank foi a mulher vencedora que fez o movimento mais inovador e ousado para mudar o status quo.

JOVEM ASPIRANTE – MENINA CIENTISTA: Este prêmio destacou a adolescente que se empenhou em  ações em prol pela diversidade em áreas de tecnologia e que traça o caminho para um futuro mais inclusivo que teve como vencedora brasileira Karina Tronkos.

MULHER EM  START-UP DE TECNOLOGIA: Este prêmio foi entregue a uma start-up fundada, cofundada ou liderada por uma mulher, cuja inovação contribuiu para os ODS 5. A vencedora foi Camila Achutti, CEO Mastertech.

INICIATIVA DE MAIOR IMPACTO: Este prêmio reconheceu a iniciativa que ajudou a promover a diversidade e alcançar a paridade de gênero em STEM. O júri avaliou o impacto do projeto, a escalabilidade e reprodutibilidade da iniciativa, bem como a originalidade e clareza da apresentação do projeto. Teve como vencedora brasileira a Rede Vai na Web.

E, no encerramento foi feita uma homenagem especial à Dra. Margareth Dalcolmo, Médica e Pesquisadora da Fiocruz.

Foi incrível e merecedora a reação de todo auditório do teatro,  aplaudindo de pé!

Para  conhecer  mais sobre essa inciativa ou apoiar WIT no Brasil, acesse: https://women-in-tech.org/become-a-sponsor/