COLUNAS

Home > COLUNAS > Rio Presente: Segurança é uma questão que precisa de muita atenção das autoridades

Rio Presente: Segurança é uma questão que precisa de muita atenção das autoridades

Por Antonio Carlos

Há trinta anos, vim morar na Barra da Tijuca, meio ressabiado em deixar para traz a minha Tijuca, bairro onde nasci e me criei, onde tudo era perto e não se usava carro para nada. Na época, com o dinheiro que eu tinha não se comprava um quarto e sala na Tijuca, mas comprava um apto de dois quartos na Barra. Com a cara e a coragem vim com minha família, me aventurei e me joguei nesse novo estilo de vida do qual era íntimo nos finais de semana em que enfrentava o Alto da Boa Vista para frequentar a praia da Barra.

Confesso que no início, não foi fácil, para tudo era necessário carro, não tínhamos muitas opções de escola para os filhos, não era fácil conseguir uma assistência técnica e a vida se resumia a um único shopping. Passados trinta anos, confesso que a Barra da Tijuca hoje tem tudo que sonhei e tudo o que eu preciso para não precisar sair do bairro. Em tudo sou atendido e me sinto muito privilegiado em viver nessa região.  Claro que com o desenvolvimento da Barra, Recreio e adjacências, o crescimento populacional muitas vezes não caminhou lado a lado com os investimentos públicos. Não vamos negar que ainda nos falta um projeto ambiental de saneamento que proteja nossas lagoas e nossa natureza.

Não vamos abafar a recente e desordenada ocupação do bairro sem obedecer ao Plano Piloto do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, que sonhou com um bairro totalmente projetado em que a especulação imobiliária para a classe alta não ocupasse e aterrasse de maneira regular e irregular as margens de rios e lagoas, impactando ambientalmente toda a região. Hoje se vê que os investimentos não caminharam no sentido de atender a todas as demandas sociais. Alguns problemas foram se incorporando e temos que conviver com deficiências que parecem não ter solução. É o preço que se paga pelo crescimento.

Segurança é uma questão que precisa de muita atenção das autoridades. Enquanto Subsecretário de Ações Estratégicas do Governo do Estado à frente do Programa Segurança Presente, inaugurei a base do Programa localizada na Praça do Ó, com o firme propósito de dar aos moradores a sensação de segurança que tanto almejam e estou certo de que foi uma grande conquista para o bairro. Tenho certeza de que os moradores percebem a presença da Polícia e tem a sensação de segurança imediata.  Há muito a ser feito, um exemplo são as estações do BRT que estão sendo usadas como esconderijo para menores que assaltam ao fechar dos sinais de trânsito. Ainda assim, nossa região ainda é nosso paraíso particular. Não é perfeito, mas aqui me sinto acolhido, tenho lazer e tudo o que preciso para ser feliz.

A experiência em Segurança Pública adquirida ao longo de tantos anos e o amor pelo Rio de Janeiro serão os ingredientes básicos para os nossos próximos encontros através da leitura.