DESTAQUE BARRA LEGAL

Home > DESTAQUE BARRA LEGAL > CRAM em comunidade da Taquara atende mais de 300 pessoas por semana e estimula convivência intergeracional

CRAM em comunidade da Taquara atende mais de 300 pessoas por semana e estimula convivência intergeracional

Centro Referencial de Atendimento Multidisciplinar foi inaugurado em junho na comunidade Santa Maria e oferece serviços integrados de saúde física e psicológica

Em um território cuja vulnerabilidade da população aumentou nos últimos anos, a inauguração de um Centro Referencial de Atendimento Multidisciplinar trouxe, além de saúde, a restauração da esperança e da dignidade da população atendida. Além do estímulo a relações intergeracionais, visto que o atendimento é realizado a pessoas jovens e idosas concomitantemente.

Fruto de uma parceria entre o IRF (Instituto Realizando o Futuro) e a UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), o CRAM já mostra resultados acima do esperado, proporcionando atendimento integrado de saúde física e psicológica para idosos.

No primeiro mês de funcionamento, foram realizados mais de 400 atendimentos para inscrições e orientações nas modalidades de exercício físico ofertadas (Hidroginástica e Funcional).

Houve também acolhida a 50 pessoas através de rodas de conversa realizadas por psicólogo e assistente social, para levantamento das questões sociais e emocionais e encaminhamento para atendimento individual ou coletivo.

Agora, com dois meses de funcionamento, o CRAM atende 362 pessoas por semana, em sua maioria mulheres – desde as jovens até as idosas.
A diversidade de faixas etárias proporciona relações intergeracionais e motivacionais, estimulando maior sociabilidade para a pessoa idosa, o que reflete na sua qualidade de vida.

“Diariamente, recebemos novas pessoas em busca de informações para participar das atividades ofertadas. Trouxe melhorias para nossa comunidade bem-estar mental e social. Precisamos muito disso por aqui”, afirma a aposentada Maria Lúcia. “Não havia aqui nenhum local que oferecesse atividade física com atendimento de psicólogo”, completa.

“Já estou me sentindo bem melhor, mais disposto, todo o meu corpo doía, agora minhas dores estão bem menores, finalmente dormindo”, conta o aposentado Oniswaldo.

O CRAM oferece uma variedade de serviços integrados, incluindo hidroginástica, ginástica funcional, atendimento psicológico e assistência social. Com a missão de melhorar a qualidade de vida dos moradores, o centro visa proporcionar suporte físico e emocional, ajudando a comunidade a enfrentar seus desafios com mais força e esperança.

“Nossa perspectiva é agregar e fortalecer a rede de serviço socioassistencial, promovendo um atendimento integrado aos moradores da Comunidade Santa Maria. Este território contava apenas com uma Clínica da Família. Ainda não existia no local um serviço que tivesse esse diferencial de ofertar atividade física e ter psicólogo e assistente social dentro do corpo funcional. Estamos muito felizes por poder implementar esse atendimento Multidisciplinar à essas famílias em situação de múltiplas vulnerabilidades, especialmente nesse momento em que o poder paralelo, infelizmente, adentra ao local. Tivemos muitos desafios, mas finalmente conseguimos realizar este sonho”, afirma Felipe Dias, presidente do Instituto Realizando o Futuro.

Planos para o futuro

Dias afirma também que o CRAM tem muitos planos para o futuro, como a expansão dos serviços e a inclusão de novas atividades, como jiu-jitsu e capoeira.

“Parcerias com outras organizações e órgãos governamentais estão sendo exploradas para ampliar o alcance e o impacto do centro, de forma estruturada. Queremos deixar esse legado e essa contribuição com a melhoria de vida da população em vulnerabilidade no território de Santa Maria”, acrescenta.

A perspectiva é de ampliar para 496 pessoas atendidas semanalmente nas modalidades hidroginástica e funcional. No que tange ao atendimento social e psicológico, foram realizados aproximadamente 60 atendimentos particularizados e coletivos no decorrer do mês de julho.
Neste mês de agosto haverá, em parceria com a UniRio, um evento coletivo no CRAM sobre câncer de mama, com o objetivo de agregar maior conhecimento e bem-estar à saúde física e mental dos beneficiários. Haverá também um “aulão” de atividade funcional, com alunos das diversas turmas e horários, com objetivo de confraternizar e divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido.