Grafite ‘Zona Oeste Profunda’, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, traz benzedeiras, tropeiros, bananeiros e até sacis, personagens importantes na História do Cafundá Astrogilda, quilombo no Parque Estadual da Pedra Branca. Dia de festejos também terá barracas com artesanato local, oficina de ervas e procissão, além de contação de Histórias ancestrais
Uma tradicional feijoada com distribuição gratuita, feita pela própria comunidade e aberta aos visitantes, marca a inauguração da instalação ‘Mural Zona Oeste Profunda’ nesta terça-feira, Dia de São Jorge, no Quilombo Cafundá Astrogilda, Vargem Grande. No mural de 60 metros em frente ao Restaurante ‘Tô na Boa’, localizado no interior do Parque Estadual da Pedra Branca, benzedeiras, tropeiros, bananeiros, sacis e entidades das religiões de matriz africana ressurgem contando parte da história secular do território, que se transformou em quilombo logo após o fim da escravidão. A obra é uma criação da grafiteira Ana Mares e está sendo documentada pela produtora Cinemão, que planeja outras intervenções no bairro para montar um documentário.
“O mural representa tudo que a gente vive aqui, toda a minha vida, meu avô, minha avó. Ele traz credibilidade e identidade. Nossa ancestralidade está presente e isso é maravilhoso”, diz Gisele Mesquita Martins, filha e neta de quilombolas e dona do Tô na Boa, point da gastronomia afro-brasileira para trilheiros e visitantes, que frequentam o parque em busca de lazer nos finais de semana.
O projeto foi contemplado no edital Conexões Urbanas, da Lei Paulo Gustavo, e é o primeiro de uma série de instalações e grafitagens que se espalharão pela região, inspirado na série Negro Muro. Nada melhor do que unir sua inauguração com a gastronomia local numa data tão importante para os seguidores de Ogum, entidade representada, no sincretismo religioso, pelo São Jorge católico.
“Essas intervenções artísticas, além de reforçar a importância do território, vão valorizar os novos nomes da cena grafiteira dessa região que chamo de Zona Oeste Profunda”, explica Cid César Augusto, diretor do Cinemão. “É importante para a comunidade ver-se representada neste mural. Por isso, o processo de escolha das figuras foi debatido com os moradores”.
Ana Mares, que vai ministrar oficina de grafite para as crianças durante o evento, destaca o significado dela, mulher negra e moradora da Zona Oeste, ter sido escolhida como protagonista na criação da obra. “Por trás daqueles tons, daqueles pasteis, existe uma história que jamais será apagada. O mural representa isso, ele mantém viva a chama do Quilombo”.
Os festejos, que também marcam os dez anos do reconhecimento oficial do quilombo pelo governo federal, não se limitarão à feijoada, que começa às 13h, e à inauguração oficial do painel. Às 8h haverá uma reza no altar Astrogilda e uma hora depois, procissão até a praça Romualdo dos Santos Mesquita, onde foram montadas barracas com ervas medicinais, oficina de tranças e feira de artesanato local. Uma contação de histórias sobre os pioneiros do Quilombo, sesmaria que pertenceu à Cia de Jesus e que quase sucumbiu a grileiros, fecha o evento às 17h. A região era parte da sesmaria de Gonçalo Correia de Sá, que foi dada a sua filha, Vitória de Sá, em 1625, como dote de casamento, depois doada aos monges beneditinos e acabou parando nas mãos do Banco de Crédito Móvel – BCM – que não reconheceu os direitos dos alforriados e cobrou para permitir sua permanência no território. Muitas das famílias mantêm, até hoje, recibos dos pagamentos que fizeram.
Mas isso já é outra História.
O projeto ‘Mural Zona Oeste Profunda’ é realizado com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo, através do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
SERVIÇO/PROGRAMAÇÃO
Inauguração do Mural Zona Oeste Profunda com Feijoada de São Jorge
Quilombo Cafundó Astrogilda – Rua Luiz Borracha 722, Vargem Grande
Horário: 8h – Reza
9h – Caminhada da Fé
10h barracas de trança, artesanato e ervas medicinais
10h – Inauguração do Mural Zona Oeste Profunda
10h30 – Oficina de grafitagem gratuita
13h – Feijoada gratuita
17h – Contação de Histórias dos Ancestrais
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Igarapé Mídia e Conteúdo