
O projeto replica o modelo de sucesso implementado neste ano, no primeiro recuo, quando uma ponte semelhante foi instalada no local, sendo fundamental para retirar da pista pessoas que acessavam o local apenas para passar de um lado para o outro e, por consequência, acabavam atrapalhando as apresentações das escolas. Com um mecanismo tecnológico, o equipamento permanece aberto durante a competição, sem atrapalhar o desempenho da agremiação na Passarela do Samba. Apenas nos intervalos, ela fecha, permitindo o deslocamento entre os setores.
Vale ressaltar que o posicionamento da superponte em nada afetará, por exemplo, o Espaço Candonga, que tradicionalmente já ocupa um pedaço do camarote 9 especial. O mesmo vale para a visão do público, que continuará conseguindo observar os componentes, alegorias e fantasias sem qualquer impedimento, uma vez que a ponte estará aberta durante os desfiles.
A superponte possui 49,5 metros de comprimento total, com 19 metros de abertura e 2 metros de corredor. Ela levou cerca de 4 meses para ser produzida, com 10 profissionais dedicados exclusivamente ao trabalho, e já está posicionada no local. O equipamento conta, também, com dois sistemas de backup, para o caso de problemas no funcionamento do motor.
O Rio Carnaval 2026 acontece nos dias 30 e 31 de janeiro, 1º, 6, 7 e 8 de fevereiro, com os ensaios técnicos no Sambódromo, dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com os desfiles competitivos, além dos dias 31 de janeiro, 1º, 8 e 20 de fevereiro, com os desfiles mirins. O encerramento do ciclo acontecerá no dia 21 de fevereiro, com o Desfile das Campeãs.