EM DESTAQUE

Home > EM DESTAQUE > Globo firma parceria com INEA para fortalecer ações de conservação ambiental no Rio de Janeiro

Globo firma parceria com INEA para fortalecer ações de conservação ambiental no Rio de Janeiro

Carta de Intenções foi rubricada durante evento nos Estúdios Globo, com presença de autoridades ambientais e representantes da sociedade civil

Globo/Roberto Teixeira

Os Estúdios Globo foram palco de um encontro histórico no dia 26 de setembro, que reafirma e eleva o compromisso da empresa com a conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro. A Globo assinou o Termo de Cooperação Técnica Nº 04/2025 com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), formalizado por meio da Carta de Intenções lida e rubricada durante o evento. O documento estabelece diretrizes para o desenvolvimento de projetos voltados à proteção da fauna e da flora locais, ao uso sustentável dos recursos naturais e ao fortalecimento das políticas públicas ambientais. Um passo a mais para o trabalho que já faz parte das práticas diárias e gestão operacional da empresa.

A abertura do evento foi conduzida por André Dias, diretor de Relações Institucionais e Projetos da Globo. Estiveram presentes representantes da Globo, do INEA, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto Vida Livre e da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). No palco, participaram Thiago Martins, diretor de operações em gestão ambiental da Globo; Renato Jordão, presidente do INEA; Rodrigo Agostinho, presidente do IBAMA; Bernardo Rossi, secretário estadual de Meio Ambiente; e Roched Seba, presidente e fundador do Instituto Vida Livre.

Renato Jordão, presidente do Inea, celebrou os avanços ambientais do estado e a importância da cooperação entre instituições. “É muito bacana quando conseguimos reunir esforços e ver acontecer. Poder assinar esse compromisso hoje é muito importante para a fauna e para o estado do Rio de Janeiro.”

A iniciativa reforça a atuação contínua da Globo na agenda ESG, que orienta suas práticas internas e externas com foco em impacto social, diversidade, educação e sustentabilidade. A empresa já opera com neutralidade de carbono desde 2019, reaproveita quase 90% dos resíduos gerados em suas produções e promove ações de conscientização ambiental por meio de seu conteúdo e parcerias estratégicas.

Representando a Globo, Thiago Martins, diretor de Operações e Gestão Ambiental, apresentou os compromissos da empresa com a sustentabilidade. “A agenda ESG da Globo não é sobre a empresa, mas sobre como podemos contribuir com a sociedade, seja internamente, nos estúdios, ou na programação”, disse. Ele destacou ações como a coleta seletiva em programas de entretenimento, o engajamento em iniciativas de educação, diversidade e inclusão, e o uso do Guia de Produções Verdes como referência para práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva.

Os Estúdios Globo estão cercados por remanescentes de Mata Atlântica e integrados ao Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Inea. O complexo televisivo, considerado o maior da América Latina, ocupa 1,78 milhão de metros quadrados, sendo que a maior parte é composta por vegetação nativa preservada e reconstituída. A área abriga ecossistemas que convivem diretamente com a produção audiovisual, tornando o espaço um exemplo concreto de como conservação e atividade econômica podem caminhar juntas.

Para o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Cleber Ferreira, a parceria tem o potencial de ampliar ainda mais o conhecimento e ações de proteção da biodiversidade na região. “Mais do que um ato formal, este é um marco: setores público e privado de mãos dadas em defesa do que é bem comum, o meio ambiente”, disse.